“Semana do Brincar” relembra brincadeiras tradicionais no Jardim Sorocabana

0
98

 

Uma festa no centro comunitário do Jardim Sorocabana celebrou nesta quinta (30) a Semana do Brincar, iniciativa criada para estimular o brincar livre como forma de incentivar o desenvolvimento das crianças, além da criatividade e da imaginação. O encontro faz parte do Programa Criança Feliz, uma iniciativa do Governo Federal que acompanha o desenvolvimento de gestantes e das crianças de 0 a 3 anos nas famílias que recebem o Bolsa Família, e que é executado pelos municípios. Em Jundiaí, o programa chegou em 2017, e no Jardim Sorocabana, em novembro de 2018.

Assistente social da Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS) de Jundiaí, Célia Emidia da Silva explica que o centro comunitário distribui sopa todas as tardes, mas que nesta quinta-feira a distribuição foi substituída pela festa, que contou com 150 kits de lanche e 150 saladas de frutas, além de outras guloseimas. “Esta é uma oportunidade para reunir as famílias nesta Semana do Brincar, para a qual escolhemos uma programação que resgata brincadeiras antigas; queremos que os pais se lembrem e também participem”, afirmou. Entre as brincadeiras estavam amarelinha, jogo de elástico e corda. Participaram 25 famílias, que semanalmente recebem visitadoras em suas casas para atividades educativas e de orientação.

“Em Jundiaí o programa está referenciado no CRAS – Centro de Referência de Assistência Social – e as visitadoras acompanham o desenvolvimento das crianças junto às famílias”, explica Célia. Os resultados já podem ser notados, segundo Ivonice Antunes de Lima, mãe de Alice, de 2 anos. “Já pude perceber que ela evoluiu muito. Recentemente ela fez uma atividade para reconhecer cheiros, e ontem já conseguiu pegar o frasco de perfume dela, que é diferente do meu”, conta.

Atividades
A Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) também desenvolve ações pela iniciativa do Semana do Brincar em suas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e em parceria com as Escolas Municipais de Educação Básica (Emebs). Durante toda a semana, a equipe da Nova UBS Maringá realizou atividades com as crianças das escolas que fazem parte da região de atendimento. Além das brincadeiras com teatro e personagem de ‘piolho gigante’, a equipe orientou as crianças sobre os cuidados para combater os parasitas.