O projeto do novo prédio da EMEB Joaquim Candelário de Freitas foi assunto de reunião na última quarta-feira (24) entre as Unidades de Gestão de Educação (UGE) e de Infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP), e a equipe gestora da escola da Vila Hortolândia. Por se tratar de um imóvel antigo, o prédio passará por intervenção de grande porte. Pensando no conforto e na aprendizagem dos alunos, a UGE fará o remanejamento dos estudantes para espaço alugado, na Vila Rio Branco.
Durante o encontro, as equipes discutiram detalhes do projeto de sustentabilidade do prédio, além de sugestões dos alunos e da equipe escolar. “Foram ouvidas as crianças e os professores sobre o que gostariam de ter na nova escola. Nunca tivemos um projeto pensado assim. A concepção de trabalho é a sustentabilidade. A ideia é que o prédio tenha horta vertical, captação de água da chuva para reuso e espaços que ampliem as possibilidades pedagógicas. Tudo isso integra o conceito Escola Inovadora, ou seja, escuta ativa da comunidade escolar e inovação, que prevê criatividade e experiências estética e ética”, comentou a gestora de Educação.
O projeto final será apresentado aos alunos e aos professores, em reunião na escola, no dia 5 de junho. A previsão é que, no início de julho, ocorra a mudança para o prédio localizado na avenida Itatiba, na Vila Rio Branco, onde por anos funcionou uma escola do Sesi. A UGE ofertará transporte aos estudantes. A nova Emeb Joaquim Candelário de Freitas deve ser entregue no final de 2019.
Também participaram da reunião o coordenador executivo de Obras e Infraestrutura da UGISP, Ademir Pedro Victor; a diretora do Departamento de Ensino Fundamental da UGE, Ana Paula Freguglia; a diretora da Emeb, Maria de Lourdes Potente Santos; o vice-diretor, Eduardo Boaventura; a supervisora Eliane Corradim, e os engenheiros da UGISP, Rubens Gáspari e Gustavo de Lemos.
O programa Escola Inovadora, constituído pela atual gestão, tem entre os seus pilares, a valorização dos educadores, o investimento na aprendizagem dos alunos e nas estruturas físicas das escolas.