Nesta quinta-feira (30), a Prefeitura, por meio da Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP), deu início à construção de uma Praça Cívica no início da avenida Nove de Julho (próximo ao cruzamento com a avenida Prefeito Luiz Latorre). A expectativa é entregar o novo espaço à população no dia 9 de Julho, quando se celebra, em todo o Estado, a Revolução Constitucionalista de 1932.

A praça contará com dois espaços. No primeiro será instalada uma estátua do Soldado Constitucionalista, simbolizando a luta armada em prol da democracia e o anseio por uma Constituição. Já no segundo será colocado um soldado em pé sobre um delta, ao centro de três círculos, representando a força, coragem e altivez do povo paulista. O soldado observa duas Colunas Gregas, posicionadas no extremo oposto, simbolizando o objetivo do movimento Constitucionalista.

A nova praça será multiuso e poderá ser utilizada pela população atividades de lazer. “Além de homenagear o movimento, a construção da praça está em linha com a meta da Administração de fomentar o sentimento de pertencimento na população, incentivando o uso dos espaços públicos pelas famílias”, destaca o prefeito Luiz Fernando Machado.

Ainda de acordo com a UGISP, a Praça Cívica contará com uma Estrela dos Ventos, que simboliza a resistência de São Paulo nas frentes de batalha.