Usuários do transporte coletivo e a população em geral de Jundiaí podem conferir de perto os benefícios gerados pela implantação dos aparelhos de GPS em todos os cerca de 310 veículos que compõem a frota. Para isso, basta agendar uma vista ao Centro de Supervisão da Operação (CSO), que fica no Terminal Cecap. O agendamento pode ser feito pelo e-mail monitoramentougmt@jundiai.sp.gov.br.

O CSO foi criado em 2017 como parte das iniciativas do programa Mobilidade Total. No local, funcionários da Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte (UGMT) monitoram o itinerário dos veículos das 86 linhas do transporte coletivo. “No CSO podemos verificar, por exemplo, se há cumprimento dos horários de partida dos ônibus e o itinerário, além de identificar razões para possíveis atrasos ou mudanças de trajetos”, explica o gestor Silvestre Ribeiro.

Uma vantagem importante gerada pela instalação do GPS nos ônibus é a possibilidade de verificar o andamento do serviço quando há reclamação de um usuário. “Se um passageiro ligar no 156 e informar que o ônibus de uma determinada linha passou atrasado ou não parou em um ponto, com as informações passadas pelo reclamante conseguimos verificar no CSO se a queixa procede e, em caso afirmativo, tomar as providências junto à empresa para solucionar o problema”, acrescenta o gestor.

Além da implantação do GPS, também integram as ações do programa Mobilidade Total, com uso de tecnologia, a instalação de câmeras de monitoramento em toda a frota, teste de Wi-Fi em curso com 20 ônibus percorrendo 3 linhas e aplicativos que auxiliam no planejamento da viagem.