A declaração especial sobre cultura, elaborada pela Unidade Temática de Cultura que será entregue aos prefeitos da Rede Mercocidades, em novembro, no Paraguai, terá a marca da Cultura de Paz, sugerida pela Secretaria de Cultura e Turismo de Barueri. Esse documento, denominado “Declaração de Prefeitos das Cidades do Mercosul para a Circulação e Mobilidade Cultural nas Cidades da Região”, servirá de diretriz às políticas culturais implementadas por cidades de diversos países além do Brasil, como Paraguai, Argentina, Chile, Bolívia, Peru e El Salvador.

O secretário de Cultura e Turismo de Barueri, Jean Gaspar, participou na quinta-feira (26 de setembro) da reunião da Unidade Temática da Cultura, que aconteceu em Santo André, junto com outros secretários e representantes da cultura de sete países da América Latina. Sua proposta de inclusão do conceito de Cultura de Paz foi acatada pelos participantes pela importância do tema nos processos de gestão cultural dos municípios.

Crédito das fotos: Diogo Bueno / SECULT

O trecho sugerido e incorporado ao relatório é o seguinte: “A Cultura de Paz tem como propósito substituir a secular cultura de guerra, de conquista, de dominação do outro, por uma cultura de respeito e aceitação da diversidade cultural dos povos, o pluralismo cultural e a solidariedade internacional, para que os conflitos possam ser solucionados por meio do diálogo, da negociação e da mediação, inviabilizando qualquer forma de violência ou guerra. Uma tarefa que não é fácil, pois os esforços estão em mudar as atitudes e o modo de pensar das pessoas no seu cotidiano”.

Para o secretário, diante de condutas e atitudes de intolerância que se apresentam a todo momento na sociedade, não apenas no Brasil, é preciso haver um “compromisso formal com a não-violência a ser entregue aos prefeitos signatários da Rede Mercocidades”.

A Prefeitura de Barueri, com o auxílio da Secretaria de Cultura e Turismo, vem implementando ações fundamentadas na Cultura de Paz desde 2017. Programas culturais como Caravana da Família, Exposições de Artes Visuais, Semana da Cultura Cristã e festivais artísticos (música, teatro, dança), entre outros, incentivam o diálogo e a solidariedade, principalmente nas crianças e adolescentes da rede municipal de ensino e nos cursos livres de artes da Secretaria de Cultura e Turismo.

A Rede Mercocidades, criada em 1995, tem o objetivo de atuar através de integração regional, com respeito à diversidade e com a vocação de construir uma cidadania participativa e sem fronteiras. Hoje a Rede é constituída por 341 cidades em 10 países do continente: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Paraguai, Peru, Equador, Uruguai e Venezuela, onde habitam mais de 120 milhões de pessoas.