O Programa Atleta do Futuro (PAF), desenvolvido por meio de convênio entre a Prefeitura de Jundiaí e o Serviço Social da Indústria de São Paulo (Sesi-SP),  passa a contar com 300 vagas neste ano, o que representa aumento de 20% em relação ao ano passado. O incremento chega com a inclusão da modalidade Ginástica Rítmica, além das já existentes turmas de Basquete, Voleibol e Handebol.  A assinatura do convênio foi realizada na quadra da Unidade Sesi Luiz Latorre, durante aula das turmas de Basquete.

“O PAF é um trabalho consagrado, que atende não somente alunos do Sesi, como a cidade, com oferta de formação em esporte para o desenvolvimento social e oportunizando o atendimento para todas as crianças e jovens. Desde o início do nosso governo a parceria tem recebido ampliação, tendo acréscimo de 71% em relação à quantidade ofertada anteriormente. Hoje estamos com 300 vagas e anteriormente eram 175”, argumenta o Prefeito Luiz Fernando Machado.

Prefeito Luiz Fernando Machado foi recepcionado pelas crianças do Sesi Luiz Latorre, para a assinatura do convênio com ampliação de 20% nas vagas

De acordo com o gestor da Unidade de Gestão de Esporte e Lazer (UGEL), Luiz Trientini, a ampliação da parceria traz inúmeros benefícios. “O PAF é um programa de excelência e reconhecido nacionalmente. Neste ano conseguimos ampliar com a oferta de duas turmas de Ginástica Rítmica, uma solicitação feita pelo próprio SESI e atendida pela administração”, detalha.

As aulas são realizadas nas dependências das unidades SESI CAT Élcio Guerazzi e Luiz Latorre além do Complexo Educacional, Cultural e Esportivos (CECE) Aramis Polli e ministradas por professores da UGEL com base no modelo de desenvolvimento PAF, visando várias etapas de formação das crianças e adolescentes. Os alunos que se destacam e se interessam pelo esporte são encaminhados para as turmas dos CECEs, para o treinamento direcionado ao rendimento. Mel Carvalho, 9 anos, sempre sonhou em jogar basquete. Aluna do PAF na unidade Sesi Luiz Latorre. “Sempre tive vontade de jogar, agora com as aulas do PAF entendo que o esporte é muito bom para o desenvolvimento e nos ensina conceitos de solidariedade, respeito e parceria”, explica a aluna.

Segundo a orientadora de esportes do SESI-SP em Jundiaí, Carin Alessandra Marroffino Floresti, a parceria com Prefeitura viabiliza o atendimento à população. “Sem essa parceria não seria possível oferecer à comunidade a variedade de atividades esportivas. Existem vagas abertas, em algumas turmas, que podem ser solicitadas diretamente na secretaria da unidade Sesão, com a apresentação dos documentos do interessado, que deve ter entre 6 anos a 17 anos, documentos dos pais ou responsáveis, comprovante de residência e uma foto 3×4”, detalha.