O Centro de Convivência, Cultura, Trabalho e Geração de Renda (CECCO), da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), da Prefeitura de Jundiaí, está com inscrições para mais um Grupo Terapêutico de Alívio da Dor. Anunciado na semana passada, a primeira turma já teve as vagas completas. A partir da procura e quantidade de interessados, serão criadas novas turmas.

Márcia Regina da Silva, 51 anos, teve hérnia de disco e precisou passar por cirurgia. Com a participação no Grupo de Alívio da Dor conseguiu melhorar a qualidade de vida. “Agora só tomo medicações quando faço algum esforço muito pesado. As terapias e movimentos que são apresentados no grupo podem ser reproduzidas em casa”, argumenta.

Grupo de Alívio da Dor é multidisciplinar, com práticas corporais e atividades de relaxamento, fitoterapia e auriculoterapia

Marli Chiarello Oliveira, 57 anos, professora, sofreu por 22 anos com dores na coluna cervical. “Quando amamentava minha filha o meu pescoço travou, de tanta dor. Fiz vários tratamentos medicamentosos quando tinha convênio, mas eram apenas paliativos. Passei pela UBS Hortolândia e o médico encaminhou para o o grupo do CECCO. Agora sou outra pessoa. Além dos movimentos que são apresentados, as terapias alternativas garantem o bem-estar e a qualidade de vida. Deixei de tomar remédios e voltei a viver”, comemora.

O modelo de atividade implementado para o Grupo de Alício da Dor, é baseado em 10 encontros multidisciplinares, englobando fitoterapia, práticas físicas, auriculoterapia e meditação. As inscrições podem ser feitas por telefone (4537-3351) e os encontros terão início no dia 22 de agosto. De acordo com a fisioterapeuta do Núcleo de Apoio e Saúde da Família (NASF-IV) e responsável pelo desenvolvimento do modelo, Cristina Padoin, o primeiro grupo já foi preenchido. “Tivemos uma grande procura por conta dos resultados obtidos. Agora estamos com inscrições para uma segunda turma, que será aberta se houver o número suficiente de usuários interessados”, explica. O grupo é aberto, não havendo a necessidade de encaminhamento por Unidade Básica de Saúde (UBS).

O CECCO está localizado na Rua Benedito Sérgio de Oliveira, 220 – Parque Continental, e atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 16h.