O prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado, abriu as atividades do Dia do Desafio na manhã desta quarta-feira (29) no Paço Municipal. Ao lado do gestor da Unidade de Gestão de Esporte e Lazer (UGEL), prof Luiz Trientini, e de atletas que participaram do Jogos Regionais do Idoso (JORI ), ele subiu até o 8º andar do prédio, onde fica seu gabinete, pelas escadas. “A Prefeitura de Jundiaí está tomada hoje por pessoas cheias de energia, e queremos convidar todos a participar desse desafio”, afirmou.

O Dia Do Desafio é uma disputa entre cidades para estimular a adoção de hábitos mais saudáveis e que busca promover integração e cooperação. Este ano Jundiaí tem como adversária a cidade de Maracay, capital do estado de Aragua, na Venezuela. A proposta é que cada pessoa que pratique uma atividade física neste dia registre sua participação, e o resultado irá mostrar qual cidade foi vencedora.

O casal Maria de Fátima e Nelson (à frente) ressalta a importância de praticar atividade física

O gestor da UGEL destacou a importância da participação da população e, em especial, dos servidores municipais. “Aqui na prefeitura é como um local simbólico, um ponto de partida, porque a maioria das pessoas trabalha essencialmente sentada. O Dia do Desafio é um convite a abandonar o sedentarismo e abraçar a qualidade de vida”, afirmou. Segundo ele, no ano passado o evento conseguiu mobilizar cerca de um terço da população de Jundiaí.

Na prefeitura, a atividade começou com a soltura de balões e um exercício de alongamento realizado pelos servidores nos corredores do Paço. A seguir, o prefeito, o gestor da UGEL e os atletas da terceira idade seguiram a pé até o SESC, parceiro do município no Dia do Desafio, onde foram recepcionados pelos professores da unidade e fizeram mais exercícios, desta vez com música.

O casal Maria de Fátima Rezende, 64 anos, e Nelson Fonseca Dias, de 76, trouxe este ano do JORI a segunda medalha de ouro em dança de salão – a primeira foi em 2015. Animados, eles participaram da abertura do Dia do Desafio e destacaram a importância da atividade física. “Principalmente depois da aposentadoria, se você não se cuida acaba ficando sentado o dia inteiro! Praticar esporte traz, além de mais saúde, a oportunidade da convivência com outras pessoas”, diz Nelson.

O Dia do Desafio começa às 0h e termina às 21h do dia 29 de maio de 2019, e o registro da participação é fundamental para o resultado da cidade. Em Jundiaí, os telefones para a confirmação são: 4589-8610, 4589-8611 e 4589-8609 ou https://midi.as/DiadoDesafio2019. Também podem ser enviadas fotos para ugel@jundiai.sp.gov.br ou utilizar a #PrefeituradeJundiaí nas redes sociais.