Democrática e acessível, a corrida de rua é a prática esportiva que tem atraído a população pela oportunidade de acesso. Em Jundiaí, de acordo com levantamento da Unidade de Gestão de Esporte e Lazer (UGEL), 11 corridas promovidas por assessorias esportivas e entidades estão em tramitação pelos órgãos municipais para a realização até o mês de dezembro. Para orientar a população na busca de melhor qualidade de vida, a unidade oferece grupos de Pedestrianismo no Complexo Educacional, Cultural e Esportivo (CECE) Dr Nicolino de Luca, o Bolão.

Segundo o Assessor Especial da UGEL, Felipe Cunha, o aumento de 50% na quantidade de corridas de rua registrado neste ano entre os meses de agosto, setembro e outubro – com três eventos em cada mês -, demonstra o interesse pela modalidade. “A corrida de rua é democrática e os eventos que são realizados na cidade ajudam a potencializar a prática esportiva, atraindo mais adeptos para os equipamentos públicos e até mesmo para nossas avenidas que passam a ser mais uma opção de atividades físicas e esportivas”, argumenta. Cunha ainda explica que a UGEL realizou, no mês de abril a Corrida das Crianças, reunindo 2 mil pessoas na pista do Bolão. Para o próximo ano, a intenção é ampliar a quantidade de vagas para participantes e de categorias.

De acordo com a diretora do Departamento de Esporte Educacional e Participação (DEEP), Márcia Pavan, os grupos de Pedestrianismo oferecidos pela UGEL, gratuitos, são realizados em diversos pontos da cidade para a facilidade de acesso da população. “Todos os grupos contam com vagas disponíveis para a população. A prática é desenvolvida no Bolão, às segundas-feiras (18h30), às quintas-feiras na unidade de apoio Malota (7h) e aos sábados no CECE Francisco Dal Santo e no Parque da Cidade (7h).