O Comitê das Crianças, formado pela Prefeitura de Jundiaí após se tornar o primeiro Município do Estado de São Paulo a integrar a Rede Latino Americana – Projeto Cidade das Crianças, se reuniu, na tarde deste sábado (15), no Complexo Fepasa, com o objetivo de aprofundar as discussões sobre os temas apontados pelas crianças, durante os encontros anteriores. As reuniões resultarão, em uma proposta para a cidade, que será entregue pelo grupo ao Prefeito Luiz Fernando Machado, em novembro. Ainda durante o encontro, foi deliberado pelo grupo o sorteio de 9 vagas, que preencherão as cadeiras abertas após três ausências consecutivas dos selecionados no dia 13 de abril. A publicação dos nomes será feita na última semana do mês junho, na Imprensa Oficial.

“As crianças responderam a pergunta: ‘Que cidade queremos para as crianças de Jundiaí?’ e elencaram temas que devem ser priorizados e detalhados em forma de proposta que atenda toda a cidade. A partir de agora, as crianças se dedicam a aprofundar nas discussões sobre segurança, educação, lazer e saúde, que foram os grandes eixos apontados em suas sugestões. Ainda foi apresentado o texto da Organização das Nações Unidas (ONU) com os 10 direitos das crianças, que completam 60 anos, para que as crianças tomem conhecimento e se apropriem desses direitos”, explica o gestor da Unidade de Gestão de Cultura, Marcelo Peroni.

Próximo encontro do Comitê das Crianças será no dia 13 de julho, na sala dos Relógios, no Complexo Fepasa

Gabriel Pires de Lima, 10 anos, é um dos integrantes do grupo. Morador na região do Caxambu e estudante da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Oscar Augusto Guelli, o garoto aponta vários temas como prioritários para Jundiaí. “A saúde, a segurança e a diversão, na minha opinião, são necessidades que atendem não só crianças como os adultos”, comenta.

Já Rhayane Caroline Pereira Barreto, 9 anos, moradora da região da Vila Hortolândia e estudante da EMEB Joaquim Candelário de Freitas, analisa a priorização por outro aspecto. “O respeito deve ser priorizado. As pessoas não estão respeitando as outras, menosprezam quem não são próximos ou não têm a mesma opinião”, argumenta.

O Comitê é composto por 28 crianças de 23 bairros de Jundiaí, divididos em sete vetores do Município (Central, Leste, Nordeste, Noroeste, Norte, Oeste e Sul). A seleção foi feita por meio de sorteio, realizado no dia 13 de abril, no Complexo Fepasa, com transmissão ao vivo pelas redes sociais da Prefeitura, a fim de prezar pela transparência do processo. Cada vetor é representado por duas meninas e dois meninos, entre nove anos e dez anos e três meses de idade.

Os encontros são mensais, com a próxima agenda para o dia 13 de julho. No entanto, no final deste mês, no dia 30, às 11h, haverá interação do Comitê das Crianças no Teatro Polytheama, durante a apresentação do concerto realizado pela Orquestra Municipal e a Cia Jovem de Dança, “Pedro e o Lobo”. Segundo o gestor de Cultura, a intenção é fazer a apresentação oficial do grupo para a cidade.