Dar o exemplo de dentro para fora: essa é uma das intenções da Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente de Barueri (Sema) quando o assunto é coleta seletiva. Cobrando ações conscientes que resultem em redução do consumo e reaproveitamento de materiais de quem atua no serviço público fica mais coerente exigir do cidadão o mesmo comportamento.

            É por isso que na quarta-feira (dia 25 de abril), a Secretaria promoveu o 5º Encontro das Comissões Internas de Coleta Seletiva, que reuniu mais de 70 funcionários da Prefeitura membros desse projeto, representando os diversos órgãos municipais. O evento aconteceu durante toda a manhã no auditório da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SDPD). Representando o secretário da pasta Carlos Roberto da Silva, Maria Luisa Pereira, coordenadora de Proteção Social Básica, deu as boas-vindas aos visitantes.

            O secretário de Meio Ambiente, Marco Antônio de Oliveira – o Bidu – abriu o evento. Ele traçou um panorama da Secretaria e falou sobre a valorização daqueles que realizam todo e qualquer trabalho voltado à preservação ambiental. “Hoje a gente vê essas mudanças climáticas, ouve dizer que teremos o inverno mais rigoroso. Por que? Porque nós estamos mexendo no meio ambiente, nós estamos jogando lixo na rua, causando enchentes, derrubando as matas e com isso você muda o clima, muda o ambiente dos animais e em Barueri nós estamos muito atentos a isso”, declarou.

            Bidu pediu a colaboração de todo o funcionalismo e chamou a atenção para a urgência dessa mudança de hábitos. “Temos que fazer o presente. Antigamente se falava em ajeitar o nosso mundo para as gerações futuras e, na verdade, nós temos que ajeitar o nosso mundo para a geração atual. Nós temos a obrigação de melhorar o meio ambiente, a qualidade de vida, hoje, porque nós estamos preparando tanto para a nossa saúde, para o nosso ambiente quanto para os nossos descendentes.”

 

 

            Mostrando como se faz 

            Exemplos de boas ações que vêm sendo desempenhadas nos espaços públicos foram apresentadas na reunião. A primeira foi exposta por Paula Neto, representando a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social; e a segunda por Rubens Siqueira dos Santos, representando a Câmara Municipal de Barueri.  

            Em seguida, foi chamado ao placo o presidente da Cooperyara (Cooperativa de Trabalho dos Profissionais de Reciclagem do Município de Barueri e Região), Elizeu Félix, que detalhou o trabalho feito na cooperativa e a importância do envio desse material para o sustento de seus 53 cooperados. 

            Geovane Bassan, da Sema, fez um balanço do programa de 2014 a 2018 e falou sobre a coleta seletiva e o decreto 7.796 de 2014, que instituiu a separação de resíduos em todos os prédios públicos da administração direta e indireta de Barueri. A legislação exige também a criação de comissões internas em cada uma das secretarias municipais e seus órgãos de apoio, bem como a destinação de tudo que for coletado à triagem de cooperativas conveniadas à cidade.  

            A jornalista, presidente do Instituto Ecoar e Conselheira do Fundo de Resíduos Sólidos de São Paulo, Miriam Duailibi, palestrou aos presentes sobre “Coleta Seletiva, Sustentabilidade e Inclusão Social”. Mudança de hábitos, consciência, desperdício de alimentos, consumismo e alguns pontos dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) foram abordados pela especialista.  

            Ao final, uma mesa composta por Mirian, Geovane e Elizeu responderam perguntas da plateia.