O circo sempre desperta a imaginação. Quem nunca se encantou com o malabarista, a contorcionista, o palhaço ou o mágico? Este ano o circo entrou oficialmente para a grade dos cursos oferecidos pela Secretaria de Cultura e Turismo de Barueri, através das Oficinas de Artes e Núcleo de Dança.
Durante o curso, os alunos têm aulas de acrobacias de solo, equilíbrios em bola e arame tenso, lira, malabares, contorcionismo, pirâmides e performances de palhaço, entre outros.
Além de movimentar o corpo e a mente e trabalhar a desinibição, o curso de circo promove espetáculo, encenação e exibição. As aulas em Barueri são oferecidas nas bibliotecas e no Núcleo de Dança, ajudando a preparar melhor as bailarinas para terem uma boa desenvoltura. O curso de circo já é um dos mais populares entre os alunos, a idade mínima é de 6 anos. As inscrições para novas turmas só vão começar no início do próximo ano.
A professora do curso Joselyn Penna nasceu no circo. Ela se dedica à arte há 15 anos.
“O aluno precisa de muita disciplina, tivemos casos de crianças rebeldes em casa e após entrar para o curso melhorou o comportamento. O curso traz grandes benefícios para o desenvolvimento tanto corporal e motor quanto social e intelectual, além da descoberta de seus limites e capacidade”, afirma.
Conheça algumas modalidades do circo:
Acrobacias áreas: Consiste em enrolar-se, pendurar-se, realizar quedas, chaves de pé e de cintura com apoio de um tecido especial.
Lira: aparelho em forma de arco que fica suspenso por um cabo de aço e permite realizar várias figuras corporais, penduradas pelos braços, pernas, pés, quadril, ou até mesmo pelo pescoço.
Perna de pau: estrutura de madeira amarrado às pernas. A atividade desenvolve o equilíbrio e a coordenação.
Trapézio fixo: é uma barra de ferro suspensa por duas cordas, onde são realizadas algumas acrobacias.
Malabarismo de lançamento: ações que envolvem lançamentos e recepções. Pode ser praticado com bolas, aros, claves e lenços.