Foi pensando em ajudar quem mais precisa que Diego Felipe Oliveira decidiu mobilizar os amigos e os parentes mais próximos. O empresário marcou um jogo de futebol, no Centro Esportivo Antônio Ovídio Bueno, na Vila Liberdade, com o objetivo de arrecadar roupas, calçados e cobertores para a Campanha de Inverno de Jundiaí. O resultado não poderia ser melhor: dezenas de peças arrecadadas. “Não podemos fechar os olhos para as necessidades do outro. Se temos mais a oferecer é nosso dever, enquanto cidadão, agir em benefício de quem tem menos”, disse.

Atitudes como a de Diego reforçam, todos os dias, o trabalho do Fundo Social de Solidariedade (Funss). Lançada oficialmente no dia 29 de abril, a Campanha de Inverno de Jundiaí já arrecadou 21.160 peças, entre roupas, calçados e cobertores. Os itens são encaminhados diretamente à unidade, que fica dentro do Parque da Uva, ou aos pontos de coleta distribuídos por toda a cidade. “Atualmente, temos mais de 160 postos de arrecadação, em diferentes bairros do município, com o objetivo de facilitar o acesso das pessoas”, explicou a presidente do Fundo Social, Vanessa Machado.

Em maio, 12.270 itens foram entregues ao Fundo Social. Destes, 2.250 foram encaminhados ao descarte após a triagem devido às condições de conservação. Já em junho, o Funss recebeu 6.940 itens em bom estado de conservação e outras 1.950 que foram descartadas, totalizando 8.890 arrecadadas. “Costumo dizer que aquilo que não é digno de ser usado por nossa família também não deve ser direcionado para quem possui tão pouco. Por isso, a necessidade e a consciência de não doar roupas sujas ou rasgadas, calçados sem sola e outros itens que não são adequados para aquecer”, afirmou Vanessa.

Valquíria Malagoli compreende bem o que é solidariedade e amor ao próximo. Assessora de uma banda de rock, ela ajudou a mobilizar o público e cuidou, pessoalmente, de cada item doado. “Sei que não é comum, mas fiz questão de lavar todas as peças antes de encaminhá-las ao Fundo Social. Deixei as roupas secarem ao sol e, depois, dobrei uma a uma com muito carinho”.

Todas as doações encaminhadas à Campanha de Inverno de Jundiaí são direcionadas às mais de 130 entidades com cadastro atualizado no Fundo Social. Entre elas, estão instituições que assistem crianças, jovens, adultos e idosos em vulnerabilidade, bem como pessoas em situação de rua. Também são beneficiados os hospitais Universitário e São Vicente de Paulo, além da Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS), que promove o projeto “Operação Noites Frias”.

Onde doar?
Os interessados em colaborar com a Campanha podem entregar as suas doações em um dos pontos de coleta identificados com o material de divulgação da Campanha. Entre os postos de arrecadação estão shoppings, comércios em geral, associações, condomínios residenciais e empresariais, hospitais e pronto-atendimentos, batalhões e companhias da Polícia Militar, delegacias especializadas e distritos policiais da Polícia Civil, escolas públicas e privadas, além de órgãos da Prefeitura. A lista com todos os endereços está disponível no site da Campanha de Inverno 2019.

O Fundo Social também é um posto permanente de arrecadação. A unidade está localizada dentro do Parque da Uva, com acesso pela Avenida Dona Manoela Lacerda de Vergueiro, s/nº, portão 3, Anhangabaú. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, exceto feriados. Informações pelos telefones: (11) 4521-2762, 4521-2929 e 4521-6833.