A temática caipira deu o toque desta edição de junho do programa Domingo no Parque, promovido hoje (24), no Parque Comendador Antonio Carbonari, o Parque da Uva. Outro atrativo que levou muita gente ao local foi a recente liberação da presença de cachorros durante a realização do evento.
O gestor de redes sociais Davi Queiroz Clementino já está acostumado a fazer longas caminhadas com seu border collie Cairo. Adestrado, Cairo chamava atenção pela docilidade e obediência ao dono. “É muito bom poder vir com ele em locais como o Parque da Uva. E ainda melhor saber que o Parque está sendo utilizado para eventos que possam trazer as pessoas da cidade para cá”, destacou Davi.
A auxiliar odontológica Renata Skupien, com as filhas Rhayssa, de 14, e Rhayane, de 9, não pensou duas vezes em levar o pug Lupy, para dar uma voltinha no local. “Achei ótimo poder trazer ele junto com a gente. Não são todos os lugares que liberam a entrada de cachorros, mas agora que sei que aqui pode, viremos sempre”.
Organizado pelas Unidades de Gestão de Cultura (UGC) e de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT), o evento começou nesta manhã com a zumba do Agita Jundiaí (Unidade de Gestão de Esporte e Lazer – UGEL), prosseguindo com os ritmos dançantes e juninos do sertanejo raiz de Luis Carreiro & Geovane, da Orquestra de Violeiros Terra da Uva, e o sertanejo universitário de Maicon & Rubin.
O objetivo do Domingo no Parque é fazer com que o Parque da Uva seja utilizado pela população também em momentos fora os eventos tradicionais do município”, destacou o gestor de Cultura, Marcelo Peroni, que junto de sua equipe participou, inclusive, da quadrilha organizada pela equipe que comandava a zumba.
Animadas como Peroni também estavam as amigas Miriam Santiago e Maria Claudia Lanza, que vieram para participar da aula de zumba. “É uma energia ótima, muito positiva mesmo”, garantiram.
Em todo o parque também ocorriam atividades infantis com brinquedos infláveis, e monitores que organizavam brincadeiras para a criançada, como pular corda, morto-vivo, xadrez, entre outras. Também estavam presentes pelo Parque atividades voltadas para as crianças de zero a três anos pelo Programa Primeiríssima Infância, e a trilha do Consumidor do Procon, um jogo de tabuleiro em tamanho humano que ensina sobre os direitos e deveres do consumidor. O evento ainda contou com uma grande variedade de opções gastronômicas, oferecidas pelos permissionários das feiras e varejões do Município. Os produtores rurais que participam das Rotas Turísticas também marcaram presença no Domingo no Parque, com venda de produtos típicos, assim como os artistas do programa Jundiaí feito à Mão, com suas barracas de artesanato.
Inspirados na Copa do Mundo e embalados pela vitória do Brasil contra a Costa Rica na última sexta-feira (22), muita gente também participou da super troca de figurinhas, no Pavilhão Central. Esta edição do Domingo no Parque também marcou a estreia do projeto “EducaSound”, um programa que envolve performances musicais e uma discussão sobre as letras e o background histórico, social e cultural das músicas. Todos os meses, até o final deste ano, o EducaSound será levado a cada mês para um bairro diferente da cidade.
Domingo de Copa
Lançado em dezembro do ano passado, durante as comemorações dos 362 anos da cidade, o Domingo no Parque é realizado mensalmente. O estacionamento é gratuito e a próxima edição já tem data confirmada: 15 de julho. Por ser o dia da final da Copa, o gestor de Cultura garantiu que ninguém perderá um lance da partida final. “Teremos um telão enorme para acompanhar o jogo final. E, claro, torcendo para que o Brasil esteja em campo”, garantiu Peroni.