Foram abertas na segunda-feira, 1º de julho, as inscrições para o curso Cinema e Literatura, que será realizado na Biblioteca Municipal Prof. Nelson Foot e chega à sua terceira edição. O orientador será o publicitário Carlos Zaik, presidente da ONG jundiaiense Vidapontocom, que trabalha com crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.

Os participantes escolhem um livro do acervo da biblioteca que gostariam de transformar em filme. Durante o curso, que é gratuito, aprendem técnicas de direção, roteiro, fotografia e, finalmente, gravam um curta-metragem. Após fase de finalização e aula de pós-produção, os resultados são apresentados em um evento aberto ao público em geral, e os melhores profissionais – cinegrafistas, roteiristas – ganham troféus. Também serão produzidos cem DVDs, distribuídos gratuitamente.

Segundo conta Carlos Zaik, que ministrou os dois cursos anteriores, a primeira edição contou com apenas um curta-metragem, onde os participantes adaptaram o livro “Um corpo na biblioteca”, da escritora Agatha Christie, disponível no acervo da Biblioteca Nelson Foot. Na segunda edição do evento – que teve as inscrições esgotadas em duas horas – foram escolhidas mais histórias, entre elas “Nós, Robôs”, de Isaac Asimov, “Fahrenheit 451”, de Ray Bradbury, e “Pollyanna”, de Eleanor H. Porter. Cada uma virou um curta-metragem. “Os participantes se sentem muito motivados e se envolvem com as histórias; muitos nem acreditam que fazer um curta-metragem seja possível, e se entusiasmam com o resultado”, conta.

As vagas são limitadas e as aulas serão realizadas de 6 de agosto a 10 de dezembro, sempre às terças-feiras, das 18h30 às 21h30. A idade mínima para participação é de 17 anos. Para se inscrever os candidatos deverão responder à seguinte pergunta: qual livro do acervo da biblioteca você transformaria em filme? Por quê? A equipe da Vidapontocom analisará as melhores respostas e entrará em contato com os candidatos. Interessados podem ser inscrever até 15 de julho neste link.