Para os alunos do Programa de Esportes e Atividades Motoras Adaptadas (Peama) Murilo Oliveira Brito e Matheus do Carmo Franco, a Copa América que começa na sexta-feira (14), terá gosto especial. Eles foram selecionados pela Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) para entrarem com os jogadores das Seleções para as partidas entre Japão e Chile, no dia 17, e Peru e Brasil, no dia 22. A participação é inédita para os jundiaienses.

De acordo com o diretor de Esportes Adaptados da Unidade de Gestão de Esporte e Lazer (UGEL), César Munir, o convite reforça o reconhecimento do programa. “Esta é a primeira vez que recebemos esse convite e ficamos muito felizes. Os atletas estão animados e isso é um incentivo para eles. Como a entrada será em dupla, além do atleta do Peama, uma criança das modalidades regulares formará dupla com os garotos”, comenta o diretor, salientando que os atletas do programa ganham destaque internacional com as participações nas edições Special Olympics e pela composição da Seleção Brasileira que foi para o Mundial de Abu Dhabi, neste ano.

Matheus Franco, Murilo Brito e Arthur Ferreira estão animados para participar dos jogos da Copa América, em São Paulo

A mãe de Murilo, Adriana Oliveira de Brito, conta que para o filho autista – que tem como hiperfoco o futebol – será uma realização a entrada com os jogadores. “Ficamos muito felizes em saber que ele foi sorteado. Foi uma grande sorte. Ele é torcedor do São Paulo e irá entrar com os jogadores no jogo do dia 17 (Japão e Chile), que será no Morumbi, às 20h, justamente no campo do time do coração”, explica.

Matheus, 13 anos, tem Síndrome de Down e é um fanático por futebol. “Nos jogos que ele não consegue assistir por ter de dormir cedo, a primeira coisa que faz ao acordar, no dia seguinte, é perguntar qual foi o resultado. Ele pesquisa na internet, sabe todas as colocações e pelo menos 70% dos hinos dos times conhece”, comenta a mãe, Marlene Franco. “Era um sonho do Matheus ir a um jogo em um grande estádio”, complementa. Matheus entrará com os jogadores da partida Peru e Brasil, no dia 22, na Arena Corinthians.

Arthur Brunelli Ferreira Bueno, 12 anos, formará dupla com Murilo. Segundo o pai, Renato Ferreira Bueno, o filho nunca foi a um estádio de futebol. “O Arthur gosta de vários esportes e o futebol está entre eles. Será uma novidade, já que nunca foi a um jogo e vai começar numa partida internacional”, comemora. O outro parceiro dos alunos PEAMA é Pedro Klinger Machado Gonzaga, 11 anos.