A Unidade de Gestão de Educação (UGE) da Prefeitura de Jundiaí deu início, no Dia Mundial do Meio Ambiente, à ampliação do projeto ‘Guardiões das Águas’ que trata de apresentar o tema para crianças entre 9 e 10 anos, de 15 Escolas Municipais de Educação Básica (Emebs), atendendo a mais de 1,2 mil estudantes. Nesta quarta-feira (5), cerca de 30 alunos da Emeb Flávio D’Angieri, fizeram o plantio de 34 mudas de árvores nativas da região. As atividades fazem parte do currículo educacional, a partir do Programa Escola Inovadora.

As amigas Yasmin Martins e Gabrielly Cristina do Carmo se empenharam em plantar corretamente a muda escolhida. “É muito importante conhecer como é que a água chega até a nossa casa. Esse passeio mostra o rio Jundiaí Mirim, que recebe as águas das nascentes e leva para a represa. As árvores são importantes para a produção e proteção das águas”, comenta Yasmin, enquanto acertava a muda no local, com colocação de adubos e terra.

Maria Vitória da Silva e Adrielli Franco também se empenharam em plantar a muda em área no Parque da Cidade. “Eu já tinha plantado árvores antes, mas essa é diferente, pois estamos sabendo a importância delas para o meio ambiente e para a água”, explica Maria Vitória.

Segundo a coordenadora do Núcleo de Educação Socioambiental da Unidade de Gestão de Educação (UGE), Walkíria Plaza Nunes, o projeto ‘Guardiões das Águas’ é realizado em parceria com a DAE e até o ciclo anterior, atendia apenas três escolas da região do Caxambu. “Agora ampliamos o trabalho para mais 15 escolas, com a apresentação de todo o traçado que a água de Jundiaí, com visita ao rio Jundiaí Mirim – que abastece a cidade – e a represa de acumulação – antes de chegar à torneira da casa das crianças. O assunto foi incluído no cronograma pedagógico das crianças entre 9 e 10 anos para que elas tenham conhecimento sobre as nascentes – inclusive as próximas das escolas, por meio de mapas -, o trajeto da água, a represa de acumulação e o caminho até o tratamento da água”, explica a coordenadora, lembrando que 1.280 alunos fazem parte do projeto.