O Dia Mundial da Água é celebrado no dia 22, porém, a Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA) antecipa a comemoração, com a realização de palestra, no dia 21, no Paço Municipal, palestra com o tema “Zoneamento de áreas propícias para a implantação de Parques Fluviais”. Ao final da apresentação será detalhado o Concurso de Ideias do Vale do Rio Jundiaí, que tem por objetivo incentivar o desenvolvimento de projetos para a integração do Rio Jundiaí, à região Central.

As margens do Rio Jundiaí, assim como outras áreas da bacia hidrográfica, são áreas propícias para a implantação de Parques Fluviais, que se constituem em alternativa de uso e proteção das margens, podendo representar modelo de desenvolvimento territorial da bacia em benefício da resiliência e sustentabilidade do território. “A bacia do Rio Jundiaí possui áreas propícias para a implantação de parques fluviais devido às características que lhe são próprias. O ordenamento e a gestão dos recursos hídrico-territoriais devem considerar as dimensões econômica, social, ambiental e cultural da água. Isto é um fator chave que atrai turismo, investimento, gera atividades econômicas e postos de trabalho, mas o principal é que valoriza a identidade, aumenta a resiliência e promove a autoestima da comunidade local”, detalha a palestrante , com Luci Merhy Martins Braga, que é engenheira sanitarista, formada pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, mestre e doutora em Engenharia Civil, na área de “Recursos Hídricos, Energéticos e Ambientais”.

A participação no evento é gratuita e não há necessidade de inscrição antecipada. “O Rio Jundiaí corta o Município e a região Central, mas não protagoniza o espaço ou a interação com a comunidade que tem potencial. Em outras partes do mundo, o rio faz parte da paisagem e integra espaços de convivência, de lazer, de educação e esporte. Com o passar dos anos, o Rio Jundiaí foi despoluído e em alguns trechos é possível identificar peixes. Agora é preciso pensar e projetar o uso da área para preservação do meio ambiente, ciclovias e melhoria da qualidade de vida. Este é o objetivo do Concurso de Ideias do Vale do Rio Jundiaí”, detalha o gestor da UGPUMA, Sinésio Scarabello Filho. O evento será realizado no auditório do Paço Municipal, às 19h, no dia 21 de março.