Estudantes do 1º ano do Ensino Fundamental da rede municipal de ensino participam de visitas monitoradas ao Centro de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (Geresol), dentro das atividades do Programa Moramos, Cuidamos, Preservamos, coordenado pelo Núcleo Socioambiental da Unidade de Gestão da Educação (UGE). Durante o primeiro semestre deste ano, 25 turmas participarão da atividade.

De acordo com Walkiria Plaza Nunes, coordenadora do Núcleo, o objetivo do programa é despertar para a importância de cada indivíduo na correta destinação dos resíduos gerados. “A ideia é mostrar que cada pessoa é responsável pelo resíduo que gera e sensibilizar os alunos para que estimulem os pais a separar o lixo em casa”, comenta.

Durante a visita, os alunos conheceram as Estações do Conhecimento, Transbordo e Triagem de materiais recicláveis e a Usina de Tratamento de Resíduos da Construção Civil. “A vivência integra a agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável”, diz Walkiria. “Em linha com a Base Nacional Comum Curricular, buscamos por meio dessa vivência contribuir para o desenvolvimento do letramento científico, por meio do qual os alunos vão compreender e interpretar o mundo natural e entenderão que são capazes de transformá-los, buscando um desenvolvimento tecnológico em equilíbrio com o ecossistema”, completa.

O currículo paulista aponta fortemente para a prática de um currículo vivo e confere grande importância à alfabetização científica, a fim de instigar a curiosidade no aluno para que ele aprenda a fazer perguntas, levante hipóteses e a partir das aprendizagens, busque soluções para questões cotidianas.