No último sábado (22) entraram em funcionamento as lanchonetes nos terminais urbanos de ônibus do Eloy Chaves e Cecap. Com isso, os sete terminais do município passam a contar com lanchonetes, em uma ação que integra o processo de revitalização iniciado pela Prefeitura de Jundiaí nos terminais de ônibus. O objetivo é oferecer mais conforto e segurança aos usuários do transporte público, com produtos a preços competitivos e fiscalizados pela Vigilância Sanitária.

Nova lanchonete do terminal Eloy Chaves: objetivo da Prefeitura de Jundiaí é oferecer mais conforto e segurança aos usuários do transporte público

Apesar do dia de inauguração ter sido próximo a um feriado prolongado, o movimento já é grande na lanchonete do Eloy Chaves, segundo Damaris de Oliveira, líder da equipe de funcionários. “Vem gente a toda hora, as vendas estão indo muito bem”, conta. Morador do Residencial Jundiaí II, o estudante Marcelo de Castro Junior era um dos clientes na manhã desta segunda- feira (24), e elogiou principalmente os preços. “Com os ambulantes, além de ser ilegal, a coxinha custa mais caro, quatro reais. Aqui custa só um real e a gente tem mais segurança para comprar”, diz o estudante. Paulo Celso Campos, que mora no Fazenda Grande, utiliza com frequência o terminal e também aprovou a iniciativa. “Aqui na lanchonete a gente sabe a procedência do alimento que está comprando, é mais seguro”, afirmou enquanto comprava um quibe e um suco de laranja.

O gestor da Unidade de Mobilidade e Transporte (UGMT) da Prefeitura de Jundiaí, Silvestre Ribeiro, destaca a importância de oferecer aos usuários uma opção de alimentação rápida, segura e com preços competitivos. “Todas as lanchonetes foram abertas neste mês de junho, e a implantação observou a legislação e o processo de licitação. É mais um benefício para os usuários”, complementa. Diariamente cerca de 130 mil usuários utilizam o sistema de transporte público.

A escolha das empresas responsáveis pela exploração da atividade de lanchonete nos terminais foi feita através de um processo licitatório. A empresa Baff’s Comércio de Produtos Eirelli ficou com a responsabilidade pelo Terminal Eloy Chaves, enquanto os outros seis terminais (Cecap, Central, Colônia, Hortolândia, Vila Arens e Vila Rami), ficaram com a empresa L.P.L.C. Comércio de Lanches Ltda.

Os vencedores da licitação pagarão uma remuneração mensal ao município, com valores de acordo com cada lote obtido. As áreas foram disponibilizadas aos vencedores da licitação e coube às empresas arcar com as adequações e melhorias necessárias. O horário mínimo de funcionamento das lanchonetes é de segunda a sexta-feira, das 6h às 22h, e aos sábados, domingos e feriados, no mínimo das 7h às 16h. É vedada a venda de cigarros e bebidas alcoólicas.