Cerca de 45 meninas com idades entre 6 e 12 anos participaram na manhã deste sábado (29), do Torneio de Ginástica Artística, realizado no Complexo Educacional, Cultural e Esportivo Francisco Dal Santo, na Vila Rami. O evento é mais uma atividade integrante do Festijun (Festivais Time Jundiaí), iniciado em maio com o objetivo de promover ações integradoras entre as crianças praticantes das modalidades natação, futsal e futebol masculino e feminino, karatê, vôlei e mini vôlei, xadrez, vôlei adaptado, handebol, atletismo, basquete e taekwondo.

“Este torneio faz parte do Festijun e tem a finalidade de ser uma preparatória para o torneio municipal, que será realizado no final do ano”, explica Rachel Ciaco Nunes, coordenadora do Departamento de Esportes Educacional e de Participação (DEEP). “Dividimos em três etapas e por regiões. A primeira foi realizada no último dia 16, no CECE Antonio de Lima. Hoje estamos aqui (Dal Santo) e neste domingo, estaremos no CECE Benedito de Lima”, explica.

Participaram do Torneio crianças que treinam em três Complexos Esportivos: no próprio Dal Santo, no Francisco Álvaro Siqueira Neto e Unidade de Apoio Boa Vista. Beatriz Rocha Finotti, de 10 anos, é uma dessas crianças. Treinando há um ano e meio, ela sonha em participar da equipe de Jundiaí e, um dia, transformar o esporte em profissão. “Adoro fazer a reversão de costas”, acrescentou.

Para sua mãe, a agente de viagens Gilmara Rocha Rodrigues, a evolução promovida pelo esporte na vida de Beatriz é nítida. “Ela ama participar das aulas e, desde que começou a praticar a ginástica artística, virou uma criança muito mais responsável, mais exigente consigo mesma e muito mais focada. O esporte faz isso com as crianças, dá algo muito mais saudável para ocupar a cabeça e a tira das ruas”.

Festijun

Realizado nos Complexos Esportivos e Unidades de Apoio da cidade, o Festijun se encerra no próximo final de semana, antes da pausa das férias escolares. A programação das atividades que serão realizadas nos próximos dias podem ser conferidas pelo www.jundiai.sp.gov.br/esportes/festijunfestivais-time-jundiai/.