A Prefeitura de Jundiaí realizou, nesta terça-feira (28), a entrega de 1.124 certificados para os alunos de 69 turmas de cursos de qualificação profissional, promovidos pelo Fundo Social de Solidariedade (Funss). A cerimônia de formatura realizada no Parque da Uva foi a maior já realizada pelo Funss, que, somente neste ano, já disponibilizou 3.624 vagas gratuitas para cursos de qualificação profissional.

O prefeito Luiz Fernando Machado destacou a vocação da unidade em oferecer oportunidades de transformação de realidade por meio da capacitação e do conhecimento: “Nós acreditamos que o mercado de trabalho está mudando a cada dia e, por isso, é preciso estar preparado. Assim, não medimos esforços para buscar, junto aos parceiros, cursos de qualidade para a população”. Ele também comentou sobre a essência do trabalho, que envolve a confiança e, principalmente, a coragem dos alunos. “Vocês fazem o Fundo Social e dão vida para esta unidade. Nada disso faz sentido sem a coragem de cada um que decidiu sair de casa para aprender, aprimorar conhecimentos e vencer por meio dos estudos”, concluiu.

Foi com vontade de mudar a vida da família que Edson da Cunha Silva, de 43 anos, se inscreveu no curso de Eletricista. Desempregado há oito meses, o operador de máquinas também já se matriculou no curso de Hambúrguer Artesanal e pretende empreender. “Comprei um trailer e, com os conhecimentos adquiridos em elétrica, farei as adaptações necessárias para, ao término do segundo curso, começar a vender meus produtos”.

Quem também faturou foi a Vera Lúcia Amaro de Oliveira, do bairro Retiro. A dona de casa participou do curso de Ovos de Páscoa e aproveitou a data para rechear o orçamento da família. “Adorei aprender a trabalhar com o chocolate. Acreditava que sabia preparar o doce, mas com as técnicas da professora vi que pode ser muito mais fácil e lucrativo”, disse.

A diretora do Fundo Social de Solidariedade, Francine Picardi, representou a primeira-dama e presidente do Funss, Vanessa Machado. “Hoje, o Fundo Social também está presente nos bairros mais afastados da região central. A capacitação chega até o local onde a população está. Este é o nosso objetivo: ampliar o acesso e gerar novas chances de aprendizado para o fortalecimento das famílias”, afirmou.

Também participaram da formatura, representantes das instituições parceiras do Fundo Social: gestor de Negócios do Sebrae Jundiaí, Tiago Antunes; a coordenadora da Unidade de Formação Inicial e Educação Continuada (Ufiec) do Centro Paula Souza, Clara Maria de Souza Magalhães; a diretora da Escola Técnica Benedito Storani (ETEC Best), Fabiana Lourençon; e o gerente do Senac Jundiaí, Mauro de Nardi Costa.

Avanços
De janeiro até maio de 2019, o Fundo Social de Solidariedade já disponibilizou 3.624 vagas gratuitas para cursos de qualificação profissional. Ao todo, mais de 3.100 pessoas receberam certificados e estão prontas para o mercado de trabalho.

Os números mostram a crescente nos serviços oferecidos à população. Em 2018, o Fundo Social disponibilizou mais de 5 mil vagas gratuitas. Já em 2017, foram disponibilizou 2.106. Em 2016, 2015 e 2014, o Funss ofereceu 705, 770 e 945 vagas, respectivamente.