O incêndio registrado na madrugada de domingo (16), na sede da Escola de Samba União da Vila Rio Branco, localizada abaixo da estrutura do viaduto Euclides Figueiredo, na Vila Rio Branco, não afetou o complexo viário Euclides Figueiredo, localizado na Vila Rio Branco. A conclusão foi apresentada por técnicos, de empresa especializada que vistoriaram a construção, na manhã desta segunda-feira (17). O viaduto terá laudo técnico completo, conforme determinado pela Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP), para os dispositivos do tipo. A medida é preventiva e já foi realizada nos viadutos Ponte São João e Romão Nasser, no ano passado.

O fogo que atingiu o espaço durou menos de 30 minutos e consumiu cerca de 30% das fantasias e alegorias armazenadas no espaço. “Para que haja impacto na estrutura de concreto protendido é necessário que exista alta temperatura por longo período de tempo. Essa condição faz com que lascas de concreto se abram e, com isso, a estrutura fica exposta para as chamas. Isso não aconteceu no viaduto da Vila Rio Branco. Laudo com a vistoria completa, preventiva, será divulgado posteriormente, seguindo os mesmos trâmites dos viadutos vistoriados no ano passado e que terão as obras licitadas neste ano”, argumenta o coordenador de Obras e Infraestrutura da UGISP, Ademir Pedro Victor.

Os viadutos que passaram por vistorias em 2018, Ponte São João e Romão Nasser, terão as obras de recuperação estrutural – com reforço na estrutura e correção nas ferragens – e melhoria no sistema de drenagem realizadas após a conclusão da licitação, que será iniciada em julho.