A Prefeitura de Jundiaí, por meio da Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte (UGMT), já implantou 25.934 metros quadrados de sinalização horizontal de trânsito de janeiro a maio deste ano, um aumento de quase 47% em relação a igual período no ano passado, quando foram implantados 17.678 metros quadrados de sinalização horizontal. O aumento significativo é decorrente da contratação de serviços terceirizados de sinalização a quente, que vigora desde janeiro deste ano. Em 2019, de janeiro a maio, também foram alteradas – implantadas, remanejadas, retiradas e limpas – 1.398 placas de regulamentação e advertência.

Desde fevereiro deste ano, a UGMT vem aplicando a técnica de pintura a quente na sinalização viária municipal, uma tecnologia que traz mais qualidade e durabilidade ao serviço. Segundo o gestor da UGMT, Silvestre Ribeiro, isso significa um maior espaço de tempo até a próxima vez em que as equipes terão de voltar para refazer o trabalho em um mesmo local. “A manutenção da sinalização nas escolas, por exemplo, era feita duas vezes ao ano, e agora será feita uma vez a cada dois anos. Como resultado, levamos mais qualidade e longevidade ao sistema”, explica.

A sinalização de solo é feita de acordo com os estudos da UGMT, mas também em atendimento a solicitações do cidadão pelo serviço 156, sendo priorizadas as questões de segurança. Mais recentemente a manutenção da sinalização foi realizada, de forma concentrada, na região do Centro e nos bairros Vila Arens e Ponte São João.

Escolas
Em janeiro, a UGMT deu início ao programa de repintura da sinalização de solo nas vias próximas às escolas municipais, fundamental para orientar motoristas e pedestres. Até agora, foram pintadas as sinalizações em 90 das 112 escolas existentes, totalizando 9.193 metros quadrados, com conclusão prevista para a primeira semana de julho.