A Prefeitura de Jundiaí, por meio da Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP), concluiu a fase de demolição do antigo prédio e terraplanagem do terreno onde será construída a nova Emeb Joaquim Candelário de Freitas, na Vila Hortolândia. “Atualmente estamos finalizando o projeto de fundação, que é a próxima etapa da obra”, explica o gestor-adjunto de Obras de Infraestrutura, Ademir Pedro Victor.

Com o projeto pronto, dentro de cerca de 30 dias, o novo prédio começará a ganhar forma. A expectativa é de que a montagem dos pré-moldados seja concluída em até cinco meses, segundo a UGISP. No local, será construída a maior e mais moderna Emeb do Município, nos moldes do programa Escola Inovadora, lançado nesta gestão com o objetivo de melhorar o ensino, a ambiência nas unidades e fomentar a capacitação dos profissionais.

O novo prédio terá três pavimentos em construção pré-fabricada, acessível e preparada com dispositivos sustentáveis para o uso de energia solar e reuso de água. O investimento total será de R$ 10,5 milhões. O prédio antigo, datado da década de 1970, apresentava graves problemas estruturais. A reforma é uma demanda antiga da população.

A nova “Candelário”, como é conhecida, terá 4,7 mil metros quadrados de área e contará com uma biblioteca, laboratório, auditório, 14 salas de aula e uma quadra coberta, distribuídos em três pavimentos acessíveis. Também será instalado um painel fotovoltaico para geração de energia solar. A escola será integrada à praça localizada ao lado e contará com dispositivos sustentáveis, como iluminação em LED, preparação para recepção de energia eletrovoltaica, aquecimento solar (água) e reuso de água para limpeza de área externa.

A primeira etapa é resultado de investimento de uma contrapartida de Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV) de empreendimento imobiliário.