O Startup Sebrae SP, um programa de desenvolvimento de startups digitais que envolve capacitação, mentorias e networking, acaba de chegar a Jundiaí. A iniciativa é resultado de uma parceria da Prefeitura de Jundiaí com o Sebrae – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – e as inscrições já estão abertas neste link.

A apresentação do projeto ocorreu nesta quinta (30) em um encontro no Paço Municipal, que teve à frente o prefeito Luiz Fernando Machado e o gerente do escritório regional do Sebrae-SP de Jundiaí, Thiago Farias. Também estiveram presentes representantes e diretores de diversas empresas de Jundiaí – como Foxconn, Siemens e Maxi Shopping – e das instituições de ensino Unifaccamp, Esef, Faculdade de Medicina de Jundiaí, Escola Técnica Vasco Antonio Venchiarutti (ETEVAV) e FATEC.

O prefeito destacou a importância de investir em tecnologia e inovação para alavancar o emprego e a geração de renda, principalmente entre os jovens. “O mercado de trabalho hoje está mudando muito rapidamente. Precisamos cuidar do dia a dia, mas também pensar no amanhã: como será a cidade em 15 ou 20 anos? Qual o futuro dos nossos jovens? Por isso estamos aqui: para estar à frente dessa transformação e incentivar as pessoas a empreender”, afirmou Luiz Fernando.

Programa Startup Sebrae SP foi apresentado a representantes e diretores de empresas e escolas na Prefeitura

Segundo o gerente do escritório regional do Sebrae, já passaram pelo programa Startup SP mais de 400 startups – empresas jovens, com um modelo de negócio escalável e baseadas em inovação. “Em Jundiaí esse processo teve o pontapé inicial da Prefeitura, e com isso queremos quebrar o paradigma de que inovação só acontece nas capitais”, afirmou Thiago Farias. Às empresas presentes, ele fez um convite: que atuem como mentoras junto às startups selecionadas, que irão passar por um treinamento de 16 semanas. “As mentorias são como rodadas de negócios, onde o mentor opina sobre como desenvolver a ideia de forma sustentável”, explicou.

Já a Prefeitura, por meio da Rede Jundiaí de Cooperação – que integra comunidade, iniciativa privada, organizações sociais e o poder público para a construção conjunta de ações e projetos em benefício do município – irá atuar para aproximar e interagir com os públicos envolvidos, além de colocar à disposição sua estrutura, como a Incubadora de Empresas. “Ações como essa estabelecem como vai ser a política pública de tecnologia no município, com as faculdades e escolas técnicas capacitando a mão de obra e as empresas atuando como mentoras”, afirmou o gestor adjunto de governo, Roberto Araújo.

Como participar
O programa Startup SP busca startups inovadoras, que utilizem softwares ou serviços de tecnologia da informação como ponto central do seu modelo de negócio. Além da mentoria, as selecionadas terão acesso a oficinas, workshops e acompanhamento de negócios. Já empresas que queiram ser mentoras podem entrar em contato diretamente com o Sebrae.