A Diretoria de Mananciais da DAE planeja ações relacionadas à educação ambiental durante a Semana do Meio Ambiente, que celebra o Dia do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho. Entre as atividades da programação, haverá plantio de árvores em áreas vizinhas às escolas municipais e visitas a cachoeiras, para análise da água e da paisagem.

“Teremos também uma aula prática para as crianças sobre o plantio de mudas na nascente do Clube do Caxambu. Além disso, amostras de água serão analisadas nas escolas para mostrar a diferença entre a água limpa e a água contaminada”, conta o diretor de Mananciais da DAE, Martim Ribeiro.

Para a Semana, dois projetos serão realizados: o Águas de Jundiaí, de visitas monitoradas à sede da DAE, Telemetria e estações de Tratamento de Água e Esgoto, e o Guardiões das Águas, com foco na qualidade da água e importância da preservação.

Os servidores Karen Tasaka, gerente do Laboratório de Qualidade, José Antônio Ferreira, chefe da Seção de Recursos Hídricos, Francisco Manoel Soares Netto e Carlos Eduardo Pereira, assessores de Política de Saneamento, vão coordenar as ações. “Essas iniciativas em educação ambiental apostam nas crianças enquanto multiplicadores das boas práticas”, avalia Ribeiro.

Entre os dias 3 e 7 de junho, as atividades ocorrerão nas EMEBs Vasco Venchiarutti, no Caxambu, Ranieri Mazzilli, na Vila Esperança, Anna Rita Ludke, na Vila Alvorada, Geraldo Duarte Paes, no Eloy Chaves, Oscar Augusto Guelli, na Roseira, e Duílio Maziero, na Toca. Já no sábado (8), alunos do Colégio Técnico Vasco Venchiarutti conhecerão a Estação de Tratamento de Água do Anhangabaú (ETA-A).