O Jardim Fepasa, de Jundiaí, ganhará novas cores com a implantação do “Beco da Fepa” – inspirado no Beco do Batman de São Paulo – que envolverá moradores e crianças do bairro, artistas locais, da capital e com reconhecimento internacional, além de parceiros do projeto Fepasa Viva. A ação, que pode transformar o local em uma grande atração da cidade, será realizada no dia 13 de outubro. O muro, com 140 metros de extensão e 3 metros de altura, da empresa Solistica, receberá a intervenção artística com temáticas que contextualizam a história do bairro. O patrocinador é o Tauste, mais novo parceiro do projeto que beneficia os moradores com ações de arte e lazer, cursos profissionalizantes e capacitações.

Após a reunião no centro comunitário Casa Verde, no final de semana, para conhecer detalhes do “Beco da Fepa” e a estratégia da união dos artistas para a ação, que resultará no maior painel grafitado de Jundiaí, um novo encontro já foi marcado. No dia 14 de setembro, às 13h, os artistas se reunirão com moradores na Casa Azul, administrada pela Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS). A ideia é definir os temas locais a serem explorados no painel.

O gestor-adjunto de Governo da Prefeitura, Roberto Araújo, ressalta a importância do resgate histórico. “Vamos trazer a história do Jardim Fepasa para este painel para que nunca mais seja apagada”, ressalta.

“O importante é unir os artistas da cidade para dar uma ‘cara diferente’ ao bairro e inspirar coisas boas por meio da pintura. Vamos ampliar oportunidades para as pessoas e incluir as crianças, como sempre fazemos”, comenta Didu Losso, artista que se divide entre Brasil e exterior. No final de semana, Didu esteve em Jundiaí com o também artista plástico Neno Ramos, outro participante do trabalho.

Para Urias Dias de Oliveira Junior (Juninho), rapper que morou no bairro, a iniciativa é muito interessante. “A comunidade precisa de ações como essa. Vai dar uma nova cor ao bairro e incentivar as crianças a uma profissão na arte, como o grafite”, diz.

Reunião marcou encontro entre artistas e moradores

Segundo o agente de desenvolvimento local (ADL) Michael Teza, seu grande anseio é ver a comunidade mais alegre, mais vista e admirada. “Esse projeto vai nos proporcionar tudo isso e estou super feliz que isso irá realmente acontecer.” Já a passadeira Nilza Nascimento comenta que a ação é criativa. “Vai trazer alegria e incentivar jovens e adolescentes a participar”, destaca.

Fepasa Viva
O projeto Fepasa Viva foi lançado em agosto de 2018, com o objetivo de empoderar a comunidade do bairro, onde residem cerca de 380 famílias e 1800 pessoas, conforme cadastro da Fumas (Fundação Municipal de Ação Social).

Todas as atividades desenvolvidas são articuladas por meio da Rede Jundiaí  de Cooperação, sendo viabilizadas por parceiros, como o Sistema S (Sesi, Sesc, Senai, Senac e Sebrae), Fundo Social de Solidariedade, Unidades de Gestão da Prefeitura,  Projeto Estudar, Proempi (Associação das Empresas e Profissionais do Setor Imobiliário de Jundiaí e Região), e Cijun (Companhia de Informática de Jundiaí).

Iniciado em 2018, o Fepasa Viva já ofereceu dezenas de cursos, impactou mais de 200 famílias de e registra mais de R$ 200 mil de investimentos de parceiros. Implantação de internet gratuita foi disponibilizada pela Cijun na região da Casa Verde e Casa Azul, o que custou R$ 58 mil de investimento.