Jundiaí continua com as ações de combate e conscientização contra as arboviroses, em especial a dengue. Neste sábado (1), as equipes da Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ), órgão da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), realizam ações nos bairros Jardim Fepasa e Água Doce. Apesar da tendência na redução na proliferação dos mosquitos Aedes aegypti, transmissores das arboviroses, com a queda das temperaturas, o trabalho é mantido para a conscientização da população.

“Temos 70% dos criadouros dentro das residências das pessoas. Por isso, é fundamental que a população faça a sua parte eliminando material que possa acumular água e servir de criadouros para os mosquitos. O trabalho de orientação, eliminação de criadouros e investigação epidemiológica é contínuo. Os ovos podem sobreviver em superfícies sem água, portanto, a eliminação dos objetivos é a medida adequada”, comenta a biomédica Ana Lúcia de Castro, da UVZ.

A Prefeitura mantém o Boletim Epidemiológico atualizado semanalmente no site da administração, para que a população possa acompanhar os casos. Segundo os dados disponibilizados pela Vigilância Epidemiológica (VE), até o dia 31 de maio, a cidade registra 4.675 notificações, sendo 2.238 casos confirmados (2.104 autóctones, 128 importados e 6 indeterminados). Outros 440 aguardam resultados de exames.