A Secretaria de Cultura e Turismo de Barueri atingiu o número de 8 mil alunos inscritos nos cursos das Oficinas de Artes e dos Núcleos de Dança e de Música. São milhares de crianças, adolescente, jovens e adultos que estão frequentando aulas, aprendendo e produzindo arte no teatro, nas artes visuais, no circo, na música, na dança e no xadrez.

Com o aumento do número de alunos nos cursos de artes da Cultura o primeiro impacto sentido foi o de zerar as filas de espera que existiam em alguns polos de atendimento, como as bibliotecas. Mas uma das principais razões que serviu para trazer mais alunos às atividades artísticas foi a abertura de novas vagas de cursos já existentes como dança de salão, jazz, violão, desenho e pintura, entre outros.

Também a abertura de novos cursos como zumba, street dance e coral infantil serviu para o crescimento de inscritos. Outra estratégia que se mostrou bem sucedida foi a atuação de uma equipe de captação de vagas que divulgou a existência dos cursos em escolas municipais e estaduais, principalmente as próximas aos pontos de atendimento da Secretaria. Programas como Caravana da Família (que reúne professores, familiares e alunos em atividades de integração) e Caminhão da Cultura, foram outros vetores de divulgação e auxílio na ampliação do número de alunos.

“A cada momento, com planejamento e dedicação estamos firmando a marca da Cultura em nossa cidade. Colocando em prática a educação pela arte, envolvendo crianças, adolescentes e adultos no maravilhoso munda da criação e da produção artística”, ressaltou Jean Gaspar, secretário de Cultura e Turismo.

Em janeiro de 2020 estarão abertas as inscrições para as novas turmas de alunos nos cursos de artes.