A Campanha de Inverno 2019, promovida pela Prefeitura de Jundiaí, por meio do Fundo Social de Solidariedade (Funss), ganhou reforços nesta terça-feira (11). A doação de roupas usadas em bom estado e mantas de microfibra novas foi feita pela empresa Astra, a partir de uma ação interna promovida com os funcionários das cinco unidades instaladas no município. Segundo a psicóloga e analista de Recursos Humanos, Fernanda da Cunha, a iniciativa faz parte da essência da empresa, que desenvolve este trabalho com os colaboradores há 18 anos: “Quem, por algum motivo, não tinha roupa para doar, colaborou com a compra das mantas. Ficamos muito felizes com o engajamento de todos”.

Elaine da Silva Almeida, que trabalha no setor de Planejamento e Controle de Produção, arrecadou roupas da família e parentes próximos. “Busquei peças em nossos guarda-roupas e também no armário da minha mãe. Afinal, ajudar quem tem pouco é muito importante”, disse.

O Antônio Cláudio Gomes Ribeiro, motorista há 25 anos na empresa, contou com o apoio da esposa e da filha. “Elas analisaram as peças boas e que poderiam ser doadas para a campanha. Acho importante envolver todo mundo”, contou. Já a Sabrina da Silva de Oliveira, funcionária do departamento de Acabamentos Especiais, há cinco anos, mobilizou os amigos da faculdade: “Nas ruas, vejo muitas pessoas precisando de uma blusa mais quente. Agora, sei que conseguiremos ajudá-las”.

As doações da empresa foram entregues, oficialmente, à diretora do Fundo Social, Francine Picardi, que ressaltou a importância da colaboração da sociedade: “Atitudes como esta intensificam o nosso trabalho junto às famílias em situação de vulnerabilidade. Atualmente, mais de 130 entidades possuem cadastro atualizado em nossa unidade e recebem doações do Fundo Social. Tenho certeza de que este gesto fará a diferença na vida de muitas pessoas”. “Nós temos roupas para escolher. Pelas avenidas afora, tem aqueles que não possuem uma peça para se aquecer. Não podemos deixar de pensar e agir em benefício do próximo”, concluiu Fernanda.

Onde doar?
Além do Fundo Social, que é o ponto permanente de arrecadação, as doações espontâneas podem ser direcionadas aos postos de coleta distribuídos pela cidade. Atualmente, são mais de 160 locais confirmados e identificados com o material de divulgação da Campanha. Entre eles estão shoppings, comércios em geral, associações, condomínios residenciais e empresariais, hospitais e pronto-atendimentos, batalhões e companhias da Polícia Militar, delegacias especializadas e distritos policiais da Polícia Civil, escolas públicas e privadas, além de órgãos da Prefeitura. A lista com todos os endereços está disponível no site da Campanha de Inverno 2019.

O Fundo Social de Solidariedade está localizado dentro do Parque da Uva, com acesso pela Avenida Dona Manoela Lacerda de Vergueiro, s/nº, portão 3, Anhangabaú. O funcionamento da unidade é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, exceto feriados. Informações pelos telefones (11) 4521-2762, 4521-2929 e 4521-6833.