A Campanha de Inverno 2019, promovida pela Prefeitura de Jundiaí, por meio do Fundo Social de Solidariedade (Funss), recebeu, nesta semana, doações de roupas, calçados e cobertores da Escola Senai “Conde Alexandre Siciliano”, localizada no bairro Anhangabaú. Os itens foram arrecadados por cerca de 750 alunos, com idade entre 14 e 24 anos, durante a Olimpíada Cidadã.

“Apesar da pouca idade, estes jovens demonstraram generosidade e compreensão do que é, realmente, exercer a cidadania. Certamente, esta colaboração irá reforçar o trabalho desenvolvido pelo Fundo Social, levando mais esperança e conforto para pessoas que estão passando por momentos de adversidade”, afirmou Francine Picardi, diretora do Funss.

O estudante Pedro Borim Bargueiras, de 15 anos, adorou a iniciativa da escola. “O frio não escolhe aquele que vai atingir. Neste final de semana, por exemplo, o ar estava muito gelado e, certamente, muitas pessoas sofreram. Saber que eu posso ajudar, separando as roupas da minha família, é maravilhoso”, disse.

Quem também não mediu esforços para colaborar foi Vinícius de Morais, de 17 anos. Aluno do curso de Mecânico de Manutenção, o rapaz conta como mobilizou as pessoas próximas. “Conversei com familiares, amigos e vizinhos. Falei da importância da ação e busquei o máximo de peças que consegui. Estou muito feliz”.

De acordo com Marcela Mesquita, analista de Qualidade de Vida do Senai Jundiaí, a Olimpíada Cidadã é organizada semestralmente com a proposta de promover integração entre os alunos e funcionários, bem como trabalhar os temas atuais, resgatar valores e desenvolver qualidades pessoais. “É impressionante o envolvimento das turmas. Os estudantes entendem a tarefa, compreendem a essência da ação e se mobilizam. Trata-se de um trabalho em conjunto que, certamente, trará resultados bastante positivos, principalmente, na fase adulta”, explicou.

Após a triagem, as doações entregues para o Fundo Social serão destinadas para as entidades com cadastro atualizado na unidade. Entre elas estão instituições que assistem crianças, jovens, adultos e idosos em vulnerabilidade, bem como pessoas em situação de rua. Também são beneficiados os hospitais Universitário e São Vicente de Paulo, além da Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS), que promove o projeto “Operação Noites Frias”.

Onde doar?
As doações espontâneas também são direcionadas ao Fundo Social por meio dos pontos de coleta distribuídos pela cidade. Atualmente, são mais de 140 locais confirmados e identificados com o material de divulgação da Campanha. Entre os postos de arrecadação estão shoppings, comércios em geral, associações, condomínios residenciais e empresariais, hospitais e pronto-atendimentos, batalhões e companhias da Polícia Militar, delegacias especializadas e distritos policiais da Polícia Civil, escolas públicas e privadas, além de órgãos da Prefeitura. A lista com todos os endereços está disponível no site da Campanha de Inverno 2019.

É possível, ainda, doar diretamente no posto permanente, que é o Fundo Social de Solidariedade, localizado dentro do Parque da Uva, com acesso pela Avenida Dona Manoela Lacerda de Vergueiro, s/nº, portão 3, Anhangabaú. O funcionamento da unidade é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, exceto feriados. Para isso, basta entrar em contato com o Funss pelos telefones (11) 4521-2762, 4521-2929 e 4521-6833.