Realizada pelo sexto ano consecutivo, a Caminhada do Procon de Jundiaí, reuniu 300 pessoas no balsão de estacionamento do Paço Municipal, na manhã de domingo (16) para o trajeto de ida e volta até o Parque da Cidade, pelo Jardim Botânico. A atividade tem por objetivo divulgar o serviço realizado pelo Procon Jundiaí – com a presença da unidade móvel do órgão -, além de unir a população pela atividade física e solidariedade, já que a inscrição foi a entrega de um quilo de alimento, que será destinado para o Fundo Social de Solidariedade (Funss).

De acordo com o chefe do Procon Jundiaí, Adilton Garcia, a iniciativa já inspira outras cidades brasileiras a realizar o evento. “Jundiaí está no sexto ano e foi exemplo para Vitória (ES), que realiza pelo terceiro ano. É um evento consolidado no calendário municipal e amplia a divulgação do serviço ao público, que tem a unidade móvel em circulação pelos bairros, além do atendimento no anexo da Câmara Municipal, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, para senhas. Neste ano ampliamos o evento com a participação de ‘food trucks’ e apresentação do Canil da Guarda Municipal”, comenta. A entrega dos 300 quilos alimentos não perecíveis ao Funss será realizada nesta semana.

José de Paula não perde uma edição desde que o evento foi iniciado. É um usuário dos serviços do Procon

O coordenador Regional da Fundação Procon, Alahyr Cruz Júnior, presente à caminhada, elogia o desempenho da unidade do Município. “Jundiaí é a segunda maior unidade Procon da Regional Campinas, perdendo apenas para a sede da região, que conta com 90 cidades, e possui uma das melhores estruturas para o atendimento da população, com equipe técnica e atuante”, argumenta.

Ana Paula Ramacho, 45 anos, é corredora de rua, mas não perdeu a oportunidade de participar da Caminhada do Procon. “Todas as iniciativas que envolvam o esporte e a prática de atividade física são importantes para atrair a população. Aqui é caminhada, então, para eu terminar o treinamento do dia terei de correr 12 quilômetros ainda”, explica.

Já Maria Aparecida dos Santos Paula, 68 anos, veio com o marido, José Reinaldo de Paula, 65 anos, não perdem um evento realizado pelo Procon Jundiaí. “Participamos de todas as edições. Unir o esporte a um serviço tão importante como o Procon é uma forma de divulgar o excelente trabalho prestado à população. Nós utilizamos o serviço por várias vezes e sempre tivemos nossas questões resolvidas”, comenta o homem que é integrante do TIME Jundiaí, da Unidade de Gestão de Esporte e Lazer (UGEL), como representante da cidade nos Jogos Regionais do Idoso (JORI) na modalidade de natação.