Iniciada em janeiro de 2019, a construção da Nova UBS Jardim do Lago está na fase de cobertura e acabamento. Com 45% concluído, o prédio abrigará atendimento completo em Atenção Básica para a população referenciada, com mais de 15 mil cadastros.

A construção é uma contrapartida de investimento imobiliário, no valor estimado de R$ 1,5 milhão e tem prazo de entrega do prédio para dezembro próximo. O novo espaço ampliará o atendimento aos moradores do bairro em 25%.

“O equipamento terá mais que o dobro do tamanho da atual. Mas não contará com apenas a estrutura nova. O conceito aplicado para o atendimento, – baseado no acolhimento e na humanização com o atendimento de três equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF) -, resultará em serviços de excelência para a população com os programas ‘Guardião da Saúde’ e ‘Posso Ajudar’”, comenta o Prefeito Luiz Fernando Machado, que visitou o canteiro de obras na manhã de quarta-feira (17).

Prédio está em fase de acabamento interno e colocação de telhado

O prédio tem 495 metros quadrados, com cinco consultórios, além de outros dois para odontologia – serviço que não é oferecido na unidade atual -, salas de vacina, de procedimentos, para agentes comunitários de saúde, estoque, esterilização, expurgo e recepção acessível além de estacionamento de uma Ambulância do SAMU.

“Com o modelo de atendimento e três equipes ESF (médico, enfermeiro, dentista, técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde), o atendimento será ampliado em 25% com mais oferta de horas médicas (de 96h para 120h semanais) e, no mínimo, 40 horas de atendimento odontológico, que não era disponibilizado anteriormente no local (encaminhados para Agapeama)”, detalha o gestor da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), Tiago Texera.

O horário de funcionamento também será ampliado para melhor atender a população, passando das 8h às 17h, para das 8h até 19h. O prédio onde funciona a UBS Jardim do Lago atualmente (Rua Filomena Ricci, 89) foi inaugurado em 1977 e nunca recebeu reformas estruturais ou ampliações.

Pequena, com apenas dois consultórios para atendimentos médicos para o atendimento de 15 mil pessoas cadastradas e quase 8 mil usuários ativos, a mudança de endereço era pedido antigo dos moradores – mais de 10 anos -, e que está sendo realizado na gestão do Prefeito Luiz Fernando Machado.

Além da Nova UBS Jardim do Lago ainda está em construção – também por contrapartida – a Nova UBS Jundiaí Mirim. As Unidades Básicas de Saúde (UBS) Traviú, Corrupira, Comercial e Agapeama/Esperança são as próximas a receber o conceito de atendimento humanizado, acolhedor e resolutivo.