Com a estiagem e a queda na temperatura, é necessário ficar atento ao surgimento dos carrapatos. Para manter a população orientada, a Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ) realiza investigação epidemiológica nos parques e jardins públicos da cidade. Os carrapatos fazem parte do meio ambiente e podem ‘circular’ de um ambiente ao outro a partir de animais silvestres e ou domésticos. Por isso, os proprietários de cães e gatos devem estar atentos.

De acordo com o gerente da Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ), Carlos Ozahata, a investigação epidemiológica é realizada nas áreas públicas para evitar que esses artrópodes causem danos à saúde.

A partir da análise, as equipes orientam responsáveis pelos espaços para os cuidados necessários, como a manutenção da grama baixa – para que a incidência de sol dificulte o esconderijo dos carrapatos, e até, se for o caso, orientar a população a se vistoriar em busca dos animais. Os carrapatos estão no meio ambiente e é preciso cuidar para evitar danos. O período entre junho e outubro é o de maior atividade para esses parasitas, por isso, é necessário que a população esteja atenta”, comenta.