O Projeto “Territórios e Redes – Prevenção à violência contra Pessoas com Deficiência”, da APAE de São Paulo, promove, na terça-feira (27), a partir das 8h, o Seminário Municipal “Tomada de Decisão Apoiada, Capacidade Jurídica e Autonomia da Pessoa com Deficiência”. O evento, a ser realizado no auditório Elis Regina, no Complexo Argos, tem apoio da Prefeitura de Jundiaí.

O seminário abordará temas relacionados aos direitos das pessoas, com ênfase na vida cotidiana, educação e trabalho. Está confirmada a presença de Lucas Nowill de Azevedo, advogado do serviço de Defesa e Garantia de Direitos da Apae; Luiz Carlos Lopes, secretário-adjunto da Secretaria de Estado da Pessoa Com Deficiência de São Paulo, além de Ronie Victorino e Wellington Melo, autodefensores da APAE. O evento é gratuito e aberto à população.

O Curso “Desconstruindo Concepções, Reconstruindo Responsabilidades” foi realizado nos dias 06 e 12 deste mês e contou com a participação de 57 pessoas, entre servidores públicos, membros de conselhos municipais e trabalhadores de organizações sociais de Jundiaí.  O conteúdo das aulas do curso proporcionou debates sobre deficiência, barreiras, direito e legislação, prevenção à violência, trabalho em rede e políticas públicas voltadas para pessoas com deficiência.

Jundiaí foi o segundo de 12 municípios do Estado que recebeu a capacitação. O Projeto foi realizado por meio de um Convênio entre a Apae São Paulo e o Centro Tecnológico e Inovação/CTI, da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, com apoio da Prefeitura, por meio da Diretoria do Departamento de Convênios e Parcerias, da Assessoria de Politicas para Pessoa com Deficiência e Unidade de Gestão da Educação (UGE).