Cultura, lazer e esportes reunidos num só lugar, integrando crianças, jovens e adultos; as muitas famílias do Jardim Fepasa que tiveram uma manhã de domingo (7) diferente: é a primeira edição do projeto Rua de Lazer, uma iniciativa do Sesc Jundiaí, em parceria com a Prefeitura de Jundiaí e a comunidade local que desde o ano passado acompanha as mudanças promovidas no bairro, quando em agosto de 2018 foi lançado o projeto Fepasa Viva, que possibilita a participação ativa da comunidade em cursos e ações educativas e culturais.

Acompanhando as atividades, a diretora da Unidade Central de Parcerias Estratégicas da Unidade de Gestão de Governo e Finanças (UGGF), Daniele Ruiz; o coordenador executivo da Unidade de Gestão de Esporte e Lazer (UGEL), Felipe Pinheiro da Cunha; a superintendente da Fundação Municipal de Ação Social (Fumas), Solange Marques; e o diretor do Núcleo de Planejamento, Gestão e Finanças da Unidade de Gestão de Cultura (UGC), Ricardo Cantamessa.

Com a criação da Rua de Lazer, o município de Jundiaí torna-se pioneiro no Estado de São Paulo em aderir ao movimento da Rede Latino-Americana Projeto Cidade das Crianças: é a implementação de políticas públicas que dão protagonismo às crianças na tomada de decisões e que reforçam a importância do brincar.

“As políticas públicas de esporte e lazer estão sendo implantadas no município com muita seriedade e efetividade. Isso porque estamos avançando além dos muros dos Complexos Esportivos, ocupando ordenadamente os espaços coletivos que pertencem à população, como as ruas onde as inúmeras atividades podem ser transferidas, tornando multifuncionais estes mesmos espaços. Esporte e cultura são direitos da população: trabalhar para garantir este acesso é fundamental. A vivência com o esporte traz inúmeras possibilidades para o desenvolvimento da criança e ao jovem: é o começo. Estamos empenhados para que, em parceria com a comunidade e os apoiadores, possamos em breve compartilhar de muitas ruas de lazer”, declarou Felipe Cunha.

Os adultos também participaram da diversão com a garotada: a rua é da família

O Centro Comunitário Casa Verde foi o local escolhido para o início das atividades, com o plantio de árvores; na sequência deu-se início à programação especialmente elaborada para alegrar e entreter todas as idades. A Rua da Conquista recebeu mini-pista de atletismo, com atividades lúdicas pintadas pelo artista jundiaiense Jensen, o que representa uma ova opção de lazer para a criançada também depois do evento. O grupo “Poetas Ambulantes” fez a festa, aproximando a linguagem poética como uma ferramenta de transformação e diálogo.

Depois foi a vez do Projeto Fusões/Experimentos apresentar à comunidade técnicas de malabarismo; ao meio-dia o grupo de rap Favela Consciente fez uma pequena apresentação musical, seguida pelo Samba da Elis – grupo composto exclusivamente por mulheres. Intervenções artísticas do Fala Fepasa – oficinas interativas de lambe-lambe e fanzine; atividades esportivas, troca de livros, circo, atletismo, air-track, mini-tênis, paraquedas, badminton, desafios com cordas, brincadeiras infantis e outras atividades que reuniram um público bastante integrado e animado.

Celina Tamashiro é gerente do Sesc Jundiaí: ela observa com muita propriedade as muitas possibilidades de uma rua de lazer. “Estamos exercendo o nosso papel: a cidadania e a dignidade em relação ao próximo. Unindo forças – Prefeitura de Jundiaí, Sesc e apoiadores – levando educação, cultura, qualidade de vida. Domingo é da família, a rua é povo, e por isso estamos fazendo a nossa parte.”

Fepasa Viva colhe os primeiros resultados – uma iniciativa que contempla a comunidade do bairro com diversos cursos, direciona investimentos do poder público e parceiros fortes para a região. Durante o segundo semestre de 2018 foram efetivadas ações como a revitalização do Centro Comunitário Casa Verde; promovidos os cursos de Agente de Desenvolvimento Local, Auxiliar Administrativo, Eletricista Automotivo e Programador de Produção, Culinária, Oficina Super MEI Gestão, oficinas culturais do Sesc, e a implantação de \internet sem fio gratuita para o bairro. Ao longo dos três primeiros meses deste ano já foram realizados cursos como Manicure e Pedicure, além de Motor Ciclo Oto.

Todas as atividades são articuladas pela Rede Jundiaí de Cooperação e desenvolvidas por meio de parceiros, como o Sistema 5S que integra: Sesc, Sesi, Senai, Senac e Sebrae; a Companhia de Informática de Jundiaí (Cijun), que implantou wi-fi na Casa Azul e Casa Verde, com um raio de abrangência da rede chegando até 100 metros. O Fepasa Viva ainda conta com parceiros como a Proempi (Associação das Empresas e Profissionais do Setor Imobiliário), Instituto Cyrela, Fundo Social de Solidariedade de Jundiaí e Fumas (Fundação Municipal de Ação Social).

A família Santana quer mais!

Pais do pequeno Alessandro, 5, a dona de casa Michele e o marido José Adeilson passaram a manhã toda brincando. Moradores na Rua da Conquista, eles afirmam que é preciso mais: “todo mês. As crianças precisam estar cada vez mais unidas e aproveitando esta ação que a Prefeitura realiza. Agradecemos em nome das nossas crianças.”