O prefeito Luiz Fernando Machado se reuniu na manhã desta terça-feira (21) com motoristas de vans e ônibus escolares, a fim de ouvir e dialogar sobre demandas para o atendimento de transporte das crianças e adolescentes estudantes das escolas públicas municipais e estaduais e particulares. Cerca de 20 representantes participaram da reunião, realizada na Sala de Situação do Paço Municipal, que contou ainda com as presenças de gestores e diretores das Unidades de Gestão, da Guarda Municipal e do presidente do Sindicato dos Transportadores Escolares de Jundiaí e Região (Sintrejur), Moacir Biazim.

As pautas do encontro foram a sinalização de vias, a demarcação das vagas reservadas, atualização das placas com horários de entrada e saída, fiscalização no trânsito, modelos da logística de embarque e desembarque de alunos em unidades escolares e a sugestão por campanhas de conscientização e respeito pelas vagas destinadas aos veículos.

Luiz Fernando ressaltou as ações do governo voltadas à infância e juventude, por meio do programa “Cidade das Crianças”. “A segurança das crianças e adolescentes é sempre prioridade. Portanto, peço que vocês também priorizem as ações em que veem as necessidades de intervenção do poder público, para que possamos estudar as ações e um novo encontro para discutir as soluções”.

O prefeito também apontou como as crianças podem ser influenciadoras no respeito no trânsito. “Vemos os efeitos das campanhas de conscientização realizadas nas escolas e como as crianças levam o aprendizado para casa e influenciam os pais, por exemplo, a, em hipótese alguma, estacionar nas vagas reservadas às vans e aos ônibus. Podemos estudar modelos de campanhas, levando sempre em conta o diálogo e o consenso para chegar a uma solução, junto com as diretoras, agentes de fiscalização de trânsito e dos Anjos da Guarda da Guarda Municipal”.