Programa Amiguinhos do Trânsito instruindo os pequeninos

O programa Amiguinhos do Trânsito, desenvolvido pelo DEMUTRAN, departamento da Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana de Barueri, promove o ensino de condutas mais seguras de trânsito a crianças da rede municipal de ensino. O público-alvo inicial é de estudantes do primeiro e segundo anos do ensino fundamental, mas a proposta deverá estender-se para as demais séries, ampliando seu raio de atuação.  

A escola que recebeu a visita do programa foi a Emef Júlio Gomes Camisão, no Parque Imperial, nesta terça-feira (dia 09), onde os agentes Francismar Fontes de Souza e Estela de Freitas Bonfim Guimarães instruíram os pequenos por meio de sinalizações como faixa de pedestres, semáforos e do uso do cinto de segurança, tudo de maneira divertida e descontraída. Os alunos participaram de um circuito com bicicletas, simulando um passeio por vias públicas de forma segura.  

Segundo a coordenadora educacional Zenilde Mota Cardozo Buim, de 48 anos, o programa vem conscientizar as crianças sobre um trânsito mais seguro, formando adultos mais esclarecidos e que informarão seus pais ou responsáveis como se portar ao sair de casa com o carro. 

As palestras já produziram resultados positivos, tanto que pais já relatam a cobrança dos filhos para que os mesmos respeitem a sinalização, a faixa de pedestres, na colocação do cinto de segurança, refletindo positivamente no convívio familiar. A medida visa implicar na redução do número de acidentes e mortes no trânsito de uma forma geral.