O primeiro grupo do Programa terapêutico para “Alívio da Dor”, no Centro de Convivência, Cultura, Trabalho e Geração de Renda (Cecco), iniciou as atividades na manhã de quinta-feira (07), com 57 pessoas inscritas. Com abordagem ampliada em relação aos grupos já existentes o programa contará com 10 encontros, os participantes conhecerão todas as ofertas de atendimentos na Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS).

            Rosângela Maria Adão Elias, 59 anos, moradora na Vila Marlene, se inscreveu para participar do Programa terapêutico por sofrer de dores nos joelhos e quadris. “Já fiz uma operação nos joelhos, mas agora, estou sentindo dores no quadril. Já faço ginástica, mas fui orientada pelos educadores a participar desse grupo, pois é específico. Além de exercícios, as informações serão ampliadas com alimentação para melhorar a saúde e até automassagem”, detalha.

            De acordo com a fisioterapeuta do Núcleo de Assistência e Saúde da Família (Nasf) Cristina Padoim, o interesse da população superou as expectativas. “O grupo, inicialmente, teria 30 vagas, quase dobramos o atendimento. Todos serão acolhidos nesta primeira etapa. Como o interesse é grande, e dependendo da quantidade de novos interessados, existe a possibilidade de um novo grupo, em outra data. Este projeto é diferenciado. Com o decorrer das aulas, serão formados subgrupos identificados pelas dores”. detalha.

            As aulas contarão com parte teórica, como palestras sobre nutrição, alimentos pró e anti-inflamatórios, além de exercícios que podem ser realizados em casa, auriculoterapia, fitoterápicos e reflexologia podal. Ao final do programa, os usuários serão encaminhados para a continuidade do cuidado em saúde, a partir dos grupos ofertados na regional a que pertence.