Na quinta-feira, 21/6, a Prefeitura de Osasco, por meio da Secretaria de Educação e em parceria com o 42º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano, realizou a cerimônia de formatura de 1.800 alunos no PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência). O evento contou com as presenças do prefeito Rogério Lins, da vice-prefeita Ana Maria Rossi, dentre outras autoridades.

            A cerimônia foi realizada no 2º Batalhão de Policia do Exército, reunindo pais, familiares e estudantes de 12 escolas municipais instaladas na zona Norte de Osasco. A criançada fez a festa com o prefeito e muitas selfies.

            Lins falou que as crianças são como pedra preciosa e precisam de cuidados.

Pais, essa fase dos seus filhos é onde eles mais precisam do conselho e atenção, para que não sejam influenciados e se envolvam com pessoas ruins. Esse programa de combate às drogas só planta uma sementinha. Agora, vocês devem regá-la para que seus filhos continuem no caminho certo”.

            Um dos pontos alto da solenidade foi a premiação da melhor redação sob o tema “Como combater as drogas”. Os estudantes vencedores foram premiados com bicicletas e uma medalha com o slogan do PROERD.

            Rafaela Rovides Alves, 10 anos, chorou muito ao receber o prêmio. “Não tenho palavras para descrever a emoção de ganhar essa bicicleta”. A mãe de Rafaela, Priscila Rovides, ficou bastante orgulhosa. “Ela estava pedindo uma bicicleta para o pai. Estou muito orgulhosa. Orgulho que não cabe no coração”, disse.

 

 

           Proerd

            O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à VIolência (PROERD) é desenvolvido pela Polícia Militar há várias décadas, sendo o maior programa do Brasil, envolvendo mais de 700 instrutores que trabalham anualmente com mais de 640 mil crianças.

            O programa consiste em uma ação conjunta, com duração de dez semanas, entre a Polícia Militar, escolas e familiares, em que os alunos participantes recebem orientações sobre os problemas causados pelo uso de drogas, incluindo os vícios alcoólicos e de tabagismo.

            Durante os encontros semanais, todos realizados na própria escola, por militares fardados, os estudantes aprendem a lidar com a autoestima e os anseios típicos da juventude. O resultado do trabalho são cidadãos mais bem preparados para resistir às pressões impostas pelo dia a dia e pela sociedade.

            Participaram do evento, os secretários Lau Alencar (Desenvolvimento, Trabalho e Inclusão), José Carlos Vido (Saúde), José Toste (Educação), João Perez (Chefe de Gabinete) e Adilson Moreira (Segurança e Controle Urbano); os secretários adjuntos Deisi Ventura, Renata Poletti e Izilda Orlando; os vereadores Ricardo Silva, Toniolo, doutora Régia e Cláudio da Locadora, entre outras autoridades.