A Prefeitura de Osasco, por meio da Secretaria de Saúde, realizou na terça-feira, 6/11, no auditório da Faculdade Anhanguera, a palestra de lançamento das atividades do Novembro Azul, uma campanha que visa a conscientização dos homens para a prevenção do câncer de próstata, bem como da realização do exame para o diagnóstico precoce da doença.

O evento contou com a participação de profissionais da área da saúde e diversas autoridades, dentre elas, a vice-prefeita Ana Maria Rossi; o secretário de Saúde, José Carlos Vido; o secretário de Esporte, Recreação e Lazer, Carmônio Bastos; a secretária de Assistência Social, Elsa Oliveira; além dos vereadores Batista da Comunidade e Drª Régia.

Representando o prefeito Rogério Lins, o secretário de Saúde, José Carlos Vido, falou sobre a importância de realizar campanhas como o Outubro Rosa e o Novembro Azul, lembrando que as unidades de saúde de Osasco estão preparadas para atender quem quiser realizar exames durante todo o ano.

“A realização de campanhas como estas são muito importantes, pois alavancam o número de exames realizados na rede municipal de saúde. Mas é preciso ressaltar que as unidades de saúde estão disponíveis o ano todo para realizar tanto a mamografia, quanto os exames de PSA e de toque, que servem para o diagnóstico do câncer de próstata”, disse Vido.

Médico intensivista da Secretaria de Saúde de Barueri e de São Paulo, além de tesoureiro da Associação Paulista de Medicina (regional Barueri), o palestrante, dr. Fernando Valente, falou sobre a importância do homem conhecer o câncer de próstata.

“O câncer de próstata é uma doença silenciosa. Quando apresenta sintomas, já está em uma fase avançada. É muito importante o homem conhecer mais sobre a doença para realizar sua prevenção. Fazer os exames para o diagnóstico precoce também é de suma importância, pois quanto mais cedo for detectado, maiores as chances do paciente vencer o câncer”, explicou.

A Prefeitura de Osasco realizará durante todo o mês de novembro palestras e atividades visando a conscientização do câncer de próstata. Mais informações podem ser obtidas através do link: www.osasco.sp.gov.br/noticias/novembro-azul-traz-diversas-atividades-em-osasco