A entrega da reforma das praças Osasco di Itália, Rotary Club e Tsu, localizadas na Vila Yara, aconteceu no sábado, 23/2, pelo prefeito Rogério Lins, que estava acompanhado pela primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Aline Lins, e a vice-prefeita Ana Maria Rossi, dentro da programação em comemoração ao aniversário de 57 anos de emancipação político-administrativa da cidade.

A solenidade teve início com o hasteamento das bandeiras. Participaram do ato cívico, o presidente do Circolo Italiano de Osasco, Paulo Sérgio Bertoni Fiorita, com a bandeira italiana; o presidente do Rotary Club, Fernando Luís Negrão Antiório, com a bandeira do clube; o presidente da Associação Cultural e Esportiva Nipo-Brasileira de Osasco, Sussumo Araki, os vereadores Ricardo Silva, Ralfi Silva, Jair Assaf e Toniolo, com a bandeira do Legislativo; e o prefeito Rogério Lins, o primeira-dama e a vice-prefeita com a bandeira de Osasco. 

“Essa é mais uma entrega, mais uma oportunidade de reunir pessoas de bem e uma chuva de bençãos para a nossa cidade. São três praças sendo entregues e que representam bem a história de Osasco, que comemora 57 anos de emancipação. A cidade foi construída por povos dos mais diversos países e se tornou um dos maiores municípios do Brasil, com o 6º PIB, segundo o IBGE 2018. Não podemos falar do futuro sem mencionar o passado. Agradeço a todos: Fiotira, Araki, Antiório, Sebastião Bognar Amir Gomes (representante do Lions Club), e por fim ao ex-prefeito Franscisco Rossi pela construção das três praças. A restauração dessas praças, além de garantir mais espaços de convivência para a população, também traz um resgate histórico na vida de muitos casais que vinham aqui tirar fotos para compor o álbum de casamento”, disse.

Lins também falou sobre as atividades em comemoração ao aniversário da cidade. “Estamos com um calendário extenso. Hoje entregamos o primeiro Hospital Veterinário gratuito. Daqui 60 dias vamos entregar a segunda unidade. Também hoje ofertamos mais de mil vagas de emprego no Mutirão de Empregos, com diversos aprovados; entregamos o Serviço de Acolhimento Institucional com canil e 160 títulos de propriedade de imóvel. Vamos entregar novas creches, reformar as escolas, o campo do Corintinha, aqui na Vila Yara, a restauração do Parque Santa Maria e a creche ao lado. Vamos fazer muito mais por Osasco”, anunciou. 

As praças Osasco di Itália, Rotary Club e Tsu foram revitalizadas pelas secretarias de Serviços e Obras (SSO) e de Meio Ambiente (SEMA). A pintura do monumento Torso Di Fausto, da praça italiana, foi restaurada e o chafariz voltou a funcionar. Também foi implantado um jogo de iluminação para destacar o monumento à noite. 

As praças Rotary e Tsu receberam roçagem, capinagem, limpeza geral, poda de árvores e novo paisagismo. Na praça Tsu foram implantados ainda bancos feitos com troncos de madeira das árvores podadas e houve recuperação do lago, que passa a receber carpas e abastecimento feito com água de reuso do chafariz da Osasco Di Itália. 

 

 

Ao final do evento, o prefeito entregou ao presidente do Circolo Italiano a renovação de concessão de permanência do Circolo na cidade, com a implantação de uma nova sede na zona Sul. 

Participaram da solenidade, os secretários Marcelo Silva (Meio Ambiente), Lau Alencar (Serviços e Obras), Sérgio Di Nizo (Governo), Cláudio Monteiro (Habitação), José Carlos Vido (Chefe de Gabinete), Délbio Teruel (Administração), Paulo Contim (Indústria, Comércio e Abastecimento), os secretários adjuntos Thiago Silva (Comunicação), Soleny Pereira (Administração), Hamilton Sant’Anna (Indústria e Comércio), Moreira (Segurança), Izilda Orlando (Educação), Fábio Chirinhan (Transportes), Fábio Grossi (Meio Ambiente), Sebastião Bognar (Departamento de Relações Internacionais), Simone de Carvalho (Coordenadoria de Políticas para Mulheres, Pessoas com Deficiência, Promoção da Igualdade Racial e Diversidade Sexual), Francisco Cordeiro (IPMO), entre outros.