A Prefeitura de Jundiaí, por meio da Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS), definiu a operação “Noites Frias” para 2019. As ações voltadas à população em situação de rua visam à proteção dos mais vulneráveis durante este período do ano, em que as temperaturas atingem os níveis mais baixos. Desde 2018, a operação é deflagrada todos os dias em que a previsão para a noite seja de temperaturas inferiores a 13°C, independente do mês.

Assim como orientado ao longo do ano todo, o atendimento será concentrado no Centro Pop, que fica na rua Marechal Deodoro da Fonseca, 504, Centro, onde o atendido terá suas necessidades supridas e será encaminhado para os demais serviços da rede socioassistencial. De lá, o atendido será encaminhado para abrigamento noturno, nas cinco unidades das entidades com as quais a Prefeitura tem parceria. Nesse período, as vagas para estadia noturna são ampliadas voluntariamente pelas entidades, sensíveis à causa, sem que isso acrescente custos à Prefeitura.

Uma novidade para este ano será o fornecimento de alimentação já no abrigamento

Uma novidade para este ano será o fornecimento de alimentação já no abrigamento, como explica a gestora da UGADS, Nádia Taffarello Soares. “Até o ano passado, a refeição era oferecida no Centro Pop e só depois os atendidos eram encaminhados para as instituições de pernoite. Neste ano antecipamos a ida ao abrigamento, onde será ofertada a refeição, assim evitamos as baixas temperaturas do fim de noite”.

Além da ida espontânea, durante o período será reforçado o serviço Especializado de Abordagem Social (parceria com SOS), de busca ativa pelos locais onde há maiores concentrações. Para os que recusarem a oferta, a equipe irá ofertar cobertores, garantindo a proteção contra o frio. A UGADS já realizou a compra de mais de mil unidades para atender a demanda e irá fornecer gorros e toucas, uma novidade para a operação deste ano, produzidos em oficinas desenvolvidas pela UGADS em seus equipamentos.

“Outra feliz novidade deste ano será a grata parceria do Fundo Social de Solidariedade (FUNSS), que integra com a UGADS a plataforma de Inclusão e Desenvolvimento Social, e que irá contribuir com a doação de alimentos. O Fundo Social também irá destinar parte das doações arrecadadas pela Unidade de Gestão de Negócios Jurídicos e Cidadania (UGNJC), por meio da Caminhada do Procon, a ser realizada em 19 de junho”, comemora Nádia.

Quem identificar pessoas na rua pode acionar a Abordagem Social pelo telefone (11) 98531-0146. Para casos de intoxicações ou crises mais graves, o SAMU deverá ser acionado pelo número 192, para destinação ao cuidado hospitalar. Ao longo do ano, o Centro Pop também recebe doações de alimentos, roupas e itens de higiene e limpeza.