Modernizar e expandir os serviços prestados para garantir a segurança e o bem-estar da população representa um dos principais compromissos da atual Administração, que busca a partir de parcerias, mais recursos e investimentos para concretização. Neste sentido, foi realizado durante a manhã desta segunda-feira (11), no 8º andar do Paço Municipal, um encontro com os especialistas do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), no intuito de alinhar e viabilizar a o projeto Município Seguro, a partir de parceria técnica. O prefeito Luiz Fernando Machado participou do encontro, que foi coordenado pelo gestor da Unidade de Gestão de Governo e Finanças (UGGF), José Antonio Parimoschi, e contou com a presença dos demais responsáveis das pastas envolvidas.

“São grandes as expectativas para que esta parceria se concretize e traga resultados positivos. Os municípios devem ser protagonistas de suas ações, principalmente em se tratando de segurança pública. Jundiaí está entre as 10 cidades mais pacíficas do País (com a 8ª colocação de acordo com Atlas da Violência 2017, divulgação Instituto de Pesquisa Aplicada – IPEA considerando-se os municípios acima de 100 mil habitantes) e é referência nacional por seus avanços e conquistas, graças à integração entre as forças de segurança pública que atuam alinhadas estrategicamente. A parceria técnica entre Jundiaí com o BNDES e BID – a vinda de recursos – será de fundamental na governança das ações de prevenção, representando significativo avanço para a efetivação das políticas municipais”, comenta o prefeito Luiz Fernando Machado, que ainda cita o uso da tecnologia no combate à violência e criminalidade, a partir da Central de Monitoramento Eletrônico de Câmeras; integrando-se ao sistema Detecta, implantado pelo Governo do Estado de São Paulo e vinculado aos bancos de dados das polícias Civil e Militar.

Para a análise dos especialistas Leandro Crema e Thiago Gonçalves Ledo (BNDES) e Carolina Ricardo (BID), e futura resposta à viabilidade da proposta, foram apresentados aspectos gerais da política de segurança pública em Jundiaí, com uma visão geral do diagnóstico; parcerias com o Estado, a União e outros municípios, para planejamento e implementação de ações; políticas municipais de prevenção primária, secundária e terciária à violência; ações desenvolvidas nas unidades gestoras de políticas públicas municipais diretamente associadas a fatores de prevenção da violência; principais indicadores; o apoio da tecnologia às ações, gestão dos investimentos, principais projetos, nível de integração interinstitucional; planejamento estratégico, modelo de gestão operacional e capacitação da Guarda Municipal de Jundiaí (GMJ).

Especialistas conheceram um dos setores especializados da Guarda Municipal de Jundiaí

O gestor de Finanças ressaltou as inúmeras ações de modernização implantadas pela administração, com dimensões transformadoras que caracterizam Jundiaí como Saudável, Sustentável, de Direitos, de Oportunidades e Responsável tendo em vista também a materialização do Projeto Município Seguro – iniciativa do BNDES e BID. “Acompanhamos a criação do Sistema Único de Segurança Pública (Susp) em 2018, que visa integrar os órgãos de segurança e inteligência; padronizar informações, estatísticas e procedimentos; entre diversas outras medidas que já são colocadas em prática em Jundiaí de maneira muito eficiente, com instrumentos de planejamento que orientam a formulação da política de segurança pública no município.”

O encontro reuniu diversos gestores da Prefeitura de Jundiaí.