O lançamento da Campanha Outubro Rosa no dia 2/10 lotou o Centro Municipal de Formação, no Centro, e nem as 450 poltronas foram suficientes para atender ao público, que recebeu cadeiras extras para assistir as palestras ministradas pelas doutoras Albertina Duarte Takiuti e Marta Almeida.

Com a presença do prefeito de Osasco, Rogério Lins, acompanhado da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Aline Lins, a abertura ainda contou com a vice-prefeita, Ana Maria Rossi, e o secretário de Saúde, José Carlos Vido.

Rogério Lins explicou que o Outubro Rosa é uma campanha que evidencia a importância da prevenção do câncer de mama. “Cada vez mais criamos mecanismos para que as mulheres tenham o atendimento adequado, proporcionando políticas públicas que contribuem com o diagnóstico precoce da doença o que faz uma enorme diferença no tratamento do câncer”.

Temos o projeto de transformar a atual Casa da Mulher no Hospital Municipal da Mulher, avançando nas consultas com especialistas e exames. E ainda sobre a área das saúde temos mais um importante comunicado: enviamos para a Câmara Municipal o pedido de autorização para a construção do 1º Hospital da Criança de Osasco”, anunciou Lins.

O prefeito ainda homenageou a dra. Albertinha com uma orquídea rosa, cor que representa a campanha e que decorou todo o auditório para o evento. Seguindo as homenagens, Vido entregou flores para a vice-prefeita e a dra. Simone Marques Monteaperto, diretora de Atenção Básica, presenteou a primeira-dama.

“O câncer de mama ainda é um dos tipos que mais acometem as mulheres a partir dos 50 anos, mas também é um dos cânceres que mais têm chances de cura. Por isso é essencial o autoexame, os exames de acompanhamento, como a mamografia, e, sobretudo, o diagnóstico precoce da doença”, afirmou Vido.

Após a abertura oficial, a dra. Albertina Duarte Takiuti, mestre e doutorada em Ginecologia pela Faculdade de Medicina da USP discorreu sobre o tema “Estudo de um Modelo de Atendimento à mulher adolescente no sistema público de saúde (tese de 1999)” e, na sequência, a dra. Marta Almeida, ginecologista e obstetra da rede falou sobre  “A prevenção do câncer de mama e os serviços prestados pela Secretaria de Saúde de Osasco”.

Campanha Outubro Rosa

O movimento Outubro Rosa é um período para conscientização mundial da sociedade sobre o câncer de mama, uma das principais causas de morte em mulheres no mundo. O alerta se faz o ano todo, mas neste mês as ações se intensificam para proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade, já que o diagnóstico precoce da doença pode salvar vidas.

 Embora a campanha para os homens sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de próstata e outras doenças seja só no mês seguinte, no “Novembro Azul”, o período também permite que ambos os gêneros tenham uma preocupação maior com os cuidados com a saúde.

Confira a programação da Campanha Outubro Rosa de Osasco:

09/10 e 12/10 – Jogo Vôlei Audax – Local: Ginásio de Esporte José Liberatti. Rua Jubair Celestino, 150, Presidente Altino. Gratuito. Horários: 9/10 às 20h30 e 12/10 às 21h30.

16/10 – Ação Educativa no Calçadão de Osasco, das 10h às 15h. Palestras e ações sobre prevenção do Câncer de Mama e o Dia Mundial da Alimentação Saudável –Parceria: Instituto Embeleze 

20/10 – Caminhada Outubro Rosa – concentração às 8h30 em frente à Prefeitura. Saída será por volta das 9h, seguindo até o Parque Chico Mendes, City Bussocaba. 

31/10 – Fechamento Outubro Rosa  Palestra sobre autoestima com a master coach Mônica Pina, seguida com uma apresentação de todas as ações do Outubro Rosa realizadas nas UBSs. Avenida Marechal Rondon, 26, Centro