Carreta com programação cultural para todas as idades ficará estacionada no Parque Chico Mendes até o dia 10 de fevereiro. O serviço é gratuito.

O Parque Chico Mendes é o novo point cultural de Osasco. É que está estacionada no Parque está a Unidade Móvel de Artes e Cultura do Sesi-SP, uma carreta equipada com biblioteca, cinema, gibiteca, computadores para acesso à arte digital e uma programação para todas as idades. O projeto, desenvolvido em parceria com a Prefeitura de Osasco, democratiza o acesso a diferentes linguagens artísticas.

A carreta estacionou nesta terça-feira, 29/1, e permanece até o dia 10 de fevereiro. Todos os serviços são gratuitos. Escolas e grupos podem agendar visitas. No portfólio, um acervo de mais de 5 mil volumes sobre literatura, música, história em quadrinhos, artes plásticas, fotografia, tecnologia e filmes de curta e longa-metragem. A unidade ainda conta com uma equipe de mediadores culturais, que orienta o público e promove oficinas, rodas de leitura e contação de histórias.

Do lado de fora da carreta, a Ocupação Artística O Curioso Explorador, do coletivo FITE ART, encoraja os visitantes a descobrirem a ampla gama de possibilidades que podem ser experimentadas por meio da arte. A obra de Will Ferreira e Michel Japs representa de maneira cômica um arqueólogo desastrado no ato de “desenrolar” uma múmia. A ideia é ampliar o espaço de atuação do graffiti e estimular a produção de arte urbana.

Sobre o SESI-SP Cultura

As ações culturais do Sesi têm como objetivo fortalecer o senso crítico e o exercício da cidadania. Em seus 55 centros de atividades, na Unidade Móvel de Artes e Cultura e no Centro Cultural Fiesp, a entidade oferece uma programação variada, com mais de 3,5 mil eventos anuais em cinco linguagens artísticas: artes cênicas e visuais, audiovisual, literatura e música.

O Sesi acredita que, facilitando o acesso à cultura e estando consciente de seu papel transformador, está ajudando a construir uma sociedade mais culta, mais independente e mais democrática.