A Prefeitura de Osasco deu posse na segunda-feira, 11/6, aos membros do Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas (Compod), formado por 35 membros, dos quais 18 são titulares e 17 suplentes. O conselho conta com representantes da sociedade civil, entidades de classes e funcionários públicos.

            A cerimônia de posse, ocorrida na Sala Osasco, contou com a presença do prefeito Rogério Lins e secretários municipais. “Mais uma atividade muito importante para nossa cidade. Um município não é feito só de obras. É preciso que haja inclusão, acolhimento, políticas públicas e, principalmente, ações sociais que estendam a mão para os que precisam de auxílio imediato e esse é o papel do Conselho de Políticas Públicas sobre Drogas”, disse.

            A secretária de Assistência Social, Elsa de Oliveira, disse que a posse ficará marcada na história da cidade. “O Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas estava desativado há 10 anos e esse governo resgatou esse tema tão importante para nossa cidade e um mal que está atingindo muito a sociedade hoje em dia”.

            Após os discursos, o prefeito recebeu dos vereadores Josias da Juco e Daniel Matias, um certificado de homenagem, pela realização do curso de Capacitação de Agentes Multiplicadores da Prevenção ao uso de Drogas, ministrado pela Polícia Civil, por meio do Denarc.

            O Conselho

            Tem por finalidade exercer papel consultivo, deliberativo, normativo, fiscalizador, incluindo-se a proposição de diretrizes para ações voltadas à prevenção, tratamento, recuperação e (re)inserção social, redução dos danos sociais e à saúde, redução da oferta e estudos, pesquisas e avaliações sobre drogas, no âmbito do município de Osasco. O Conselho Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas funcionará junto à Casa da Cidadania, na Avenida dos Autonomistas, 3087 – Centro.

 

            Representantes do Poder Público

            Relação dos membros titulares: Eduardo Barbosa DuarteMara Regina Ribeiro, Linete Teruel, Maria Gorreti Vicente, José Carlos Ubaldo, Adalto Pereira Serra, Sabrina Ferreira de Barros, Ana Paulo Venerozzo, Capitão Marcelo Adriano Brandão e Igor Alves Guedes de Oliveira.

            Relação dos membros suplentes: Edilson Ferreira Ramos, Vanessa Laís Roque Longo, Priscila Yuri Yoshi Fukushima, Almerinda Cardoso Machado da Rosa, Márcio José de Lima, Eremor Castelo da Silva, Luiz Gonzaga Cau, João Marcos Aprijo de Paula, Capitão Elcio do Nacimento e Patrícia Paulo Coutinho. 

            Representantes da Sociedade Civil Organizada

            Relação dos membros titulares: Márcio Celso Pereira Ferraro, Laércio Carlos Tonon, Michel Salim Gebara, Claudino Alves Ribeiro, Messias Liguori Padrão, Pastor Jonas de Melo Florêncio, Henrique Soriano Lacerda e Márcio Alves de Oliveira.  

            Relação dos membros suplentes: Libânia Aparecida da Silva, José Carlos Beraldo, Mario Hiroyuki Egami, Vanessa Gonçalves Soares, Edmilson Santos Oliveira, Aparecido Amorina e Jaine Postigo.

            Também participaram da cerimônia, os secretários Adilson Moreira (Segurança e Controle Urbano), João Perez (Chefe de Gabinete), Sérgio Di Nizo (Governo), Lau Alencar (Desenvolvimento, Trabalho e Inclusão), Bruno Mancini (Planejamento e Gestão); os secretários adjuntos Fábio Chirinhan, Deisi Ventura, Marcos Arruda e Hamilton Sant’anna; os vereadores Daniel Matias e Josias da Juco; comandante Raimundo da GCM, Juvêncio França Assis Neto (Conselho Tutelar); tenente Paulo Gollis Mota (14º BPM/M representando o tenente coronel Luiz Antônio), Simone de Carvalho (coordenadora da Coordenadoria de Políticas para Mulheres, Pessoas com Deficiência, Promoção da Igualdade Racial e Diversidade Sexual), Apóstolo Willy (Igreja Vida Nova de São Paulo), Rafael Alves (Rede Social de Osasco), Edmilson Santos Oliveira (Instituto IDE – Integrando e Disciplinando através do Esporte) e Marcos Miguel (Presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente – CMDCA).