O Programa Meu Futuro, que oferece cursos profissionalizantes gratuitos, chegou à sua 3ª edição. Até agora, cerca de mil pessoas já se beneficiaram do projeto, criado pela Prefeitura de Barueri por meio da Secretaria de Indústria, Comércio e Trabalho (SICT).

Na tarde da segunda-feira (dia 17) aconteceu mais uma aula inaugural do Programa, no Centro de Eventos. Lá, encontraram-se os 900 novos alunos, inscritos em 10 cursos de qualificação profissional. Além deles, estiveram presentes os 460 alunos concluintes, que receberam seus certificados de participação na última turma.

O evento contou com a presença de sua madrinha, a presidente do Fundo Social de Solidariedade Estrela Guia, Sônia Furlan. Conforme sempre comenta o secretário de Indústria e Comércio, Joaldo Macedo Rodrigues – o Magoo -, desde o início, quando ainda estava sendo projetado, o Programa Meu Futuro contou com o apoio e o incentivo de Sônia.

Para a presidente do Fundo, a qualificação é o caminho para acabar com o desemprego. “É uma oportunidade única de fazer um curso profissionalizante gratuito. São cursos que a demanda foi estudada, então a possibilidade de ingresso no mercado de trabalho é muito grande. Eu acho que só tem uma saída: estudar, estudar e estudar sempre para conseguir uma melhor colocação e enfrentar essa crise”, disse Sônia.

É uma forma de dar oportunidade para o crescimento deles e melhorar toda essa situação que as pessoas estão enfrentando. Nós temos um parque industrial enorme, nós queremos que essa mão-de-obra seja absorvida pelo nosso parque industrial”, manifestou a madrinha do Meu Futuro.

Tanto Sônia quanto Magoo frisaram a concessão do transporte aos alunos com renda familiar inferior a dois salários mínimos, para incentivar a frequência e conclusão da empreitada. A lei 2.627, de 14 de agosto de 2018, instituiu subsídio ao transporte de estudantes matriculados em cursos profissionalizantes vinculados à SICT. Além disso, eles também anunciaram a chegada de novos cursos de curta duração a serem ofertados pelo Programa.

Aproveitando as oportunidades

Não é raro encontrar nos eventos do Meu Futuro candidatos que estão concluindo um curso e já emendando um novo. É o caso da jovem Léia Chaves Nascimento, que fez o curso Técnicas de Segurança no Trabalho e agora está ingressando no de Assistente de Recursos Humanos, mirando melhores oportunidades de emprego. “Estou terminando o Ensino Médio e quero ter qualificações para colocar no meu currículo para trabalhar nessas áreas”, afirmou.

Já Dejair José da Silva, que já fez o curso de NR10, estava pegando o certificado de sua última capacitação: eletricista instalador residencial. “São cursos muito bons, professores excelentes, a escola é muito prestativa ao aluno”, elogiou o munícipe. Ele, que já trabalha nessa área há 15 anos, disse que não tinha certificação e ao busca-la aprendeu técnicas que ainda não dominava, complementando ainda mais sua prática. “Aprendi coisas a mais que eu não sabia, a teoria foi bem melhor”, garante.

Fique atento! Periodicamente a SICT abre novas turmas para os cursos profissionalizantes. Eles são voltados a pessoas moradoras de Barueri com 18 anos ou mais. Ao todo, são 25 opções em cursos, distribuídas nos horários da manhã, tarde e noite. Novas turmas são anunciadas no site da Prefeitura de Barueri: www.barueri.sp.gov.br.