Você já pensou em apadrinhar uma criança ou adolescente de forma afetiva? Sabe o que é o Apadrinhamento Afetivo? Barueri, por meio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Sads) e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) está lançando esse programa. Uma reunião aconteceu  na sede da Sads para tratar do assunto.

Basicamente, o Apadrinhamento consiste em proporcionar um padrinho ou madrinha a uma criança ou adolescente (10 a 17 anos) que está acolhida. Ele está previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)no Plano de Direito a Convivência Familiar e Comunitária e nas Orientações Técnicas dos Serviços de Acolhimento para Crianças e Adolescentes. 

Uma das características do Apadrinhamento Afetivo é que ele não tem caráter financeiro e sim emocional. A importância do vínculo (padrinho/madrinha) é fundamental, pois quando um adulto substituto da família se faz presente de modo estável, ele pode orientar, mostrar sua cultura e acompanhar essa criança/adolescente colaborando significativamente para o seu desenvolvimento.

Como fazer? 

Para ser um padrinho afetivo é preciso ter inicialmente vontade de ser uma referência na vida de seu afilhado; ter disponibilidade de tempo; participar de um processo de qualificação/seleção; ter no mínimo 25 anos; não estar no cadastro de adoção; não ter antecedentes criminais; residir em Barueri, na zona oeste de São Paulo ou em Jandira, Itapevi, Santana de Parnaíba, Carapicuíba, e ter a anuência da família concordando com o apadrinhamento. 

Os primeiros encontros serão em maio e o candidato passará por uma seleção. 
Para saber mais sobre o Apadrinhamento Afetivo em Barueri basta entrar em contato: (11) 41992800, ramais 132 ou 114.  
Apoio / execução 

O programa é apoiado pelo Tribunal de Justiça e Ministério Público. As etapas serão executadas com a assessoria do Instituto Fazendo História, que fará a seleção/qualificação dos padrinhos e das equipes técnicas. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui